MOBILIDADE URBANA: OS CORREDORES DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS EM GOIÂNIA-GO.

The present study aims at understanding urban mobility in Goiânia and the contributions provided by the corridors created for public transportation. The concept and history of mobility were researched, going back to the formation of urban settlements, the evolution of the means of transportation and...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Borges, Adriane Tavares lattes
Orientador/a: Moysés, Aristides lattes
Banca: Moraes, Lúcia Maria lattes, Felício, Eguimar Chaveiro lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa: Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Department: Ciências Exatas e da Terra
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/2829
Citação:BORGES, Adriane Tavares. MOBILIDADE URBANA: OS CORREDORES DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS EM GOIÂNIA-GO.. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Resumo Português:Compreender a mobilidade urbana em Goiânia e a contribuição dada pelos corredores de transporte coletivo de passageiros constituiu-se no objetivo principal deste trabalho. Para tanto, buscou-se uma base conceitual e histórica da mobilidade, contemplando a formação das urbanidades, a evolução dos meios de transporte e os impactos negativos gerados a partir da intensificação do uso de transporte motorizado. Por meio de experiências expressivas em escala mundial, nacional e local, o estudo apontou diversas alternativas utilizadas para combater as externalidades negativas geradas pelo excedente veicular motorizado em circulação nas cidades. Dentre as estratégias utilizadas, nas três escalas, foi constatada a priorização de pedestres, de modos não motorizados e do transporte coletivo. Em Goiânia, assim como em outras cidades, por meio da estruturação de corredores de transporte coletivo, exclusivos e preferenciais, procurou-se estabelecer a priorização do transporte coletivo. Os resultados apontaram um melhor ordenamento no trânsito, com uma distribuição do espaço viário mais inclusiva e equânime.
Resumo inglês:The present study aims at understanding urban mobility in Goiânia and the contributions provided by the corridors created for public transportation. The concept and history of mobility were researched, going back to the formation of urban settlements, the evolution of the means of transportation and the negative impact generated by the increasingly intense use of motorized transport. Based on significant experiences at global, national and local scales, the study highlighted several alternatives used to mitigate the negative externalities created by the excessive use of motorized vehicles in the cities. Giving priority to the pedestrias, to non-motorized means of transportation and public transport were some of the strategies used in the three scales. In Goiânia, as well as in other cities, priority was given to public transport, by the creation of exclusive or preferential bus corridors. The results point to a better ordering of the traffic, with a more inclusive and equitable distribution of the street space.