AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO OESTE DO TOCANTINS - PRODOESTE.

O estudo em tela tem como ponto focal a realização de avaliação de política de desenvolvimento agrícola no Estado do Tocantins, destacando a proposta, implementação e possíveis impactos do Programa de Desenvolvimento do Oeste do Tocantins (PRODOESTE), o qual se encontra em fase de implantação sob ge...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Duarte, Samuel Correa lattes
Orientador/a: Silva, Margot Riemann Costa e lattes
Banca: Vieira, Jeferson de Castro lattes, Oliveira, Antônio Miranda de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa: Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Department: Ciências Exatas e da Terra
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/2845
Citação:DUARTE, Samuel Correa. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO OESTE DO TOCANTINS - PRODOESTE.. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
Resumo Português:O estudo em tela tem como ponto focal a realização de avaliação de política de desenvolvimento agrícola no Estado do Tocantins, destacando a proposta, implementação e possíveis impactos do Programa de Desenvolvimento do Oeste do Tocantins (PRODOESTE), o qual se encontra em fase de implantação sob gestão do governo estadual em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que tem como objetivo básico promover o desenvolvimento da agricultura comercial com suporte em técnicas de irrigação. O primeiro capítulo irá versar sobre os impactos da herança colonial no Brasil e no Tocantins situando o mesmo no contexto do capitalismo na periferia da economia global. O segundo capítulo trata da política do desenvolvimento no Tocantins na perspectiva histórica permitindo assim contextualizar a expansão do agronegócio e a inserção do PRODOESTE. No terceiro capítulo faremos o contraponto com a política desenvolvimentista descrevendo os indicadores sociais da região afetada e os possíveis impactos ambientais. Por fim, nas considerações finais iremos tecer as relações entre teoria social e o projeto em tela.