CONJUNTOS HABITACIONAIS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS.

Este estudo analisa os aspectos que implicam nos problemas habitacionais detectados em Goiânia. O estudo mostra que a história de composição da capital fez emergir a especulação imobiliária, promovendo a segregação imposta aos moradores da periferia e a autosegregação de seus habitantes mais estrutu...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Morué, Maria Heloisa Lima de Moraes lattes
Orientador/a: Barbosa, Ycarim Melgaço lattes
Banca: Pasqualetto, Antonio lattes, Adorno, Lúcio Flavo Marini lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa: Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Department: Ciências Exatas e da Terra
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/2802
Citação:MORUÉ, Maria Heloisa Lima de Moraes. CONJUNTOS HABITACIONAIS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS.. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Resumo Português:Este estudo analisa os aspectos que implicam nos problemas habitacionais detectados em Goiânia. O estudo mostra que a história de composição da capital fez emergir a especulação imobiliária, promovendo a segregação imposta aos moradores da periferia e a autosegregação de seus habitantes mais estruturados social e financeiramente em condomínios fechados de luxo. Enquanto estes se apresentam autosegregados por opção de modelo espacial de moradia, em que o espaço é planejado para um homem ideal e visa cumprir suas funções básicas com soluções padronizadas universalmente, os conjuntos habitacionais encontram-se segregados pelas características de implantação e pelo sítio pouco valorizado, distantes do centro urbano, com projeto totalmente voltado ao atendimento de critérios financeiros. Diante desse impasse, o estudo problematiza como a implantação dos condomínios residenciais horizontais fechados e dos conjuntos habitacionais transformam a morfologia urbana e criam uma cidade segregada. O foco da pesquisa é verificar a alteração da morfologia urbana de Goiânia com a implantação desses empreendimentos, tendo como pano de fundo o momento econômico e social que propiciou a construção dos mesmos e o mercado imobiliário dominante. A importância em discutir este tema provém da possibilidade de compreendermos a dinâmica da implantação dos condomínios horizontais fechados e dos conjuntos habitacionais, bem como as consequências que promovem no ambiente construído, uma vez que modificam a estrutura morfológica da cidade. Para verificar o estudo foram mapeados, identificados e analisados o Conjunto Habitacional Jardim do Cerrado e o Condomínio Residencial Horizontal Alphaville Flamboyant, ambos em Goiânia, demonstrando o impacto socioeconômico e ambiental na construção desses empreendimentos.