A inclusão de pessoas com necessidades específicas nos cursos de extensão do NAPNE/CEFET-MG: possibilidades de trabalho e emprego

This paper aims to show the extension courses developed by the Center for People with Special Needs - NAPNE, the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais - (CEFET-MG). It focuses on the integration of these students into society and the labor market through the courses offered. It...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Jacy, Maria Auxiliadora lattes
Orientador/a: Wanderley, Luiz Eduardo Waldemarim
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3273
Citação:Jacy, Maria Auxiliadora. The inclusion of people with special needs in extension courses of NAPNE/CEFET-MG: job opportunities and employment. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Resumo Português:O presente trabalho tem como objetivo mostrar os cursos de extensão do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem como foco a inserção desses alunos na sociedade e no mercado de trabalho, através dos cursos oferecidos. Procura-se identificar as dificuldades na aprendizagem e as possibilidades de cada um. A pesquisa se detém em alunos com deficiência intelectual e do desenvolvimento, na maioria dos cursos ministrados e, em alunos surdos, que usufruem de aulas preparatórias para o processo de seleção, da Instituição. Os eixos principais da pesquisa estão focados nos conceitos de cidadania e inclusão social, da pessoa com deficiência. Esses eixos estão baseados nos teóricos Paulo Freire, Romeu Sassaki, Marshall, entre outros. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas
Resumo inglês:This paper aims to show the extension courses developed by the Center for People with Special Needs - NAPNE, the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais - (CEFET-MG). It focuses on the integration of these students into society and the labor market through the courses offered. It seeks to identify learning difficulties and possibilities of each. The research focuses on students with intellectual disability and development, in most courses, and deaf students, who benefit from preparatory classes for the selection process of the institution. The main axes of research are focused on the concepts of citizenship and social inclusion of people with disabilities. These axes are based on theoretical Paulo Freire, Romeu Sassaki, Marshall, among others. We used a qualitative methodology with semi-structured interviews