Uma análise dos impactos socioeconômicos e ambientais do Rodoanel Mário Covas em São Paulo numa visão sobre a evolução do planejamento em infraestrutura de transportes

The purpose of this work is to study the ring Beltway, analyzing the project as a tool for sustainable development in the RMSP, identifying its limits and contradictions and its importance and magnitude as investment in road transport, at a time when the country is facing bottlenecks in infrastructu...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Fabiano, Maria Lucia Alves lattes
Orientador/a: Dowbor, Ladislau
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Department: Economia
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9230
Resumo Português:O intuito deste trabalho é estudar o anel viário Rodoanel, analisando o projeto como instrumento de desenvolvimento sustentável para a RMSP, identificando seus limites e contradições e sua importância e magnitude como investimento em transporte viário, num momento em que o país enfrenta gargalos em infraestrutura, além da proximidade de um grande evento na cidade que é a Copa do Mundo em 2014. Neste contexto, vem à luz a discussão sobre o grave problema de infraestrutura de transporte na região e no Brasil, a preocupação da imobilidade nos grandes centros urbanos, além da necessidade de um planejamento urbano mais eficaz e sustentável. Dessa maneira, o Rodoanel, se apresenta como um projeto rodoviário, repleto de questões polêmicas, no âmbito socioeconômico e ambiental, com necessidade de grande aporte de recursos financeiros, além dos conflitos de interesses e incertezas quanto aos verdadeiros benefícios do projeto
Resumo inglês:The purpose of this work is to study the ring Beltway, analyzing the project as a tool for sustainable development in the RMSP, identifying its limits and contradictions and its importance and magnitude as investment in road transport, at a time when the country is facing bottlenecks in infrastructure, as well as proximity to a major event in the city that is the World Cup in 2014. In this context, the discussion comes to light on the serious problem of transport infrastructure in the region and in Brazil, the concern of immobility in large urban centers, plus the need for a more effective and sustainable urban planning. In addition, the Rodoanel, appears as a road project, full of controversial issues, the socioeconomic and environmental context, requiring large amount of financial resources, in addition to conflicts of interest and uncertainty about the real benefits of the project