Santo corpo profanado: escutas e performances na cultura afro-brasileira

This study proposes to analyze the body in the processes of sanctification and profanation. Profanation, while constant in modern philosophical and scientific discourses, is a slow process which has strategically promoted a fragmentation in looking at the body. In practice, a de-ritualization. Sanct...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Moraes, Bernadete Silveira lattes
Orientador/a: Borelli, Silvia Helena Simões
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2938
Citação:Moraes, Bernadete Silveira. Santo corpo profanado: escutas e performances na cultura afro-brasileira. 2009. 180 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Resumo Português:Este trabalho se propõe analisar o corpo nos processos de sacralização e profanação. A profanação, um processo lento, mas constante nos discursos filosóficos e científicos modernos promoveu estrategicamente uma fragmentação do olhar em relação ao corpo. Na prática, uma des-ritualização. A sacralização, a arte contínua de reintegração do corpo, no interior das culturas populares promove uma incessante reinvenção do corpo. Utiliza-se das fontes de tradição em tempo presente. Com uma perspectiva metodológica cartográfica, desenvolvemos a pesquisa inicialmente nas observações e trajetos das performances que nos convocavam a um pertencimento, próprio de culturas que agregam o corpo em suas manifestações culturais. Localizamos em Carlinhos Brown e seu grupo musical o território propício dos deslocamentos tanto da cultura local associado às tradições, quanto da sua dimensão global
Resumo inglês:This study proposes to analyze the body in the processes of sanctification and profanation. Profanation, while constant in modern philosophical and scientific discourses, is a slow process which has strategically promoted a fragmentation in looking at the body. In practice, a de-ritualization. Sanctification, the continuous art of reintegrating the body at the centre of popular cultures, promotes an incessant reinvention of the body. Thus using tradition as a source in the modern day. Using a Cartographic methodological perspective, we have developed our research initially based on the observations and trajectories of the performances that seem to belong precisely to cultures which incorporate the body in their cultural manifestations. We have found in Carlinhos Brown and his musical group, a favorable example of these changes in both the local culture associated with tradition, and also in its global dimension