"Pela ruptura, a ordem"

This work describes the procedures of the utilization of self-induced conscience alteration, through the observation of the contexts, respectively, of umbanda rituals as well as daime rituals consummated by the segmentation of CEFLURIS, this kind of alteration being perceived as a symptom of the hum...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Vella, Guilherme Rivero
Orientador/a: Concone, Maria Helena Villas Bôas
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4190
Citação:Vella, Guilherme Rivero. "Pela ruptura, a ordem". 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Resumo Português:O presente trabalho descreve o procedimento, observado nos respectivos contextos dos rituais umbandistas e dos rituais daimistas realizados pela segmentação do CEFLURIS, de emprego da alteração de consciência auto-induzida, esta apreendida enquanto um sintoma de uma tendência humana para a desordem, como um recurso no qual se fundamenta a vivência contínua de um ordenamento da experiência do real proporcionada pela religião. Esse procedimento é caracterizado como uma iniciativa de utilização e aproveitamento de um fator de desordem, para a experiência da ordem. Iniciativa essa que, por sua vez, é caracterizada como sendo própria da experiência humana. Para tanto, foram feitas observações em rituais realizados por três terreiros de Umbanda e por duas igrejas daimistas pertencentes à segmentação mencionada. Em um destes terreiros e em uma destas igrejas, também foram feitas entrevistas com frequentadores e com a pessoa responsável pelo seu funcionamento
Resumo inglês:This work describes the procedures of the utilization of self-induced conscience alteration, through the observation of the contexts, respectively, of umbanda rituals as well as daime rituals consummated by the segmentation of CEFLURIS, this kind of alteration being perceived as a symptom of the human trend towards disorder, as a resource upon which the continuous experimentation of an ordainment of the real experience as offered by religion. This procedure is characterized as an initiative of use and employment of a disorderly factor, as a means to experience order. This initiative, on the other hand, is characterized as being peculiar to the human experience. In order to achieve this, observations have been made at three Umbanda sites and at two Daime Churches, pertaining to the segmentation mentioned earlier. At one of these sites and in one of the churches, interviews were also performed amongst visitors as well as with the person responsible for their operation