Mulheres executivas: ascensão e obstáculos nas empresas

The main objective of this study is the social relations between the genders in companies. The research focused work and men relation, the subjectivity of feminine in the company environment and the role of patriarchy-capitalism in the domination-exploitation of women in paid work. Special emphasis...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Martins, Regina Helena Peres lattes
Orientador/a: Bógus, Lucia Maria Machado
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2727
Citação:Martins, Regina Helena Peres. Mulheres executivas: ascensão e obstáculos nas empresas. 2007. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Resumo Português:A perspectiva central deste estudo são as relações sociais de gênero nas empresas. Explorou a relação homem-trabalho, a subjetividade feminina no âmbito empresarial e o papel do patriarcado-capitalismo na dominação-exploração das mulheres no trabalho remunerado. Especial ênfase coube ao aprofundamento dos efeitos da cultura e da socialização primária como reprodutoras culturais e mantenedoras do patriarcado em suas duas formas: público e privado. Ressaltou-se a diversidade e a importância da cultura na busca da eqüidade entre as diferenças, assim como da tolerância entre o feminino e o masculino, objetivando a valorização da mulher. A pesquisa, realizada em empresas, envolveu mulheres executivas em posições de alta gerência. A abordagem qualitativa demonstrou ser de grande utilidade para captar as vivências pessoais e únicas de cada uma das participantes. Os resultados do trabalho evidenciam que as questões de gênero apresentam alta complexidade dentro das corporações, que o preconceito e a inferioridade femininos estão presentes, inclusive nos altos escalões hierárquicos. Além disso, ensejam que estudos complementares sejam realizados, na tentativa de mudar a condição desfavorável das mulheres no âmbito empresarial e social
Resumo inglês:The main objective of this study is the social relations between the genders in companies. The research focused work and men relation, the subjectivity of feminine in the company environment and the role of patriarchy-capitalism in the domination-exploitation of women in paid work. Special emphasis was given in understanding in depth, the culture and the primary socialization as responsible for reproducing patriarchy in both ways public and private. The importance of diversity has been highlighted if one is to reach equity and tolerance between masculine and feminine, resulting in women not been overlooked. The research was carried out among top level executive women in companies. The qualitative approach proved to be very useful to catch personal and unique experiences of each participant. The work results concluded that gender issues are complex within companies and that prejudice and feminine inferiority are present, including at top level of hierarchy. They suggest moreover, that additional studies should be carried out in an attempt to narrow disadvantages of women inside corporations and in the society