Mediações e recepções midiáticas da religião: movimento "Canção Nova"

This is a study about mediation and reception of media from Televison Canção Nova, a television channel linked to Catholic Charismatic Renewal. It had as one of its main goal to analyze the reasons which some people often watch this TV channel; it also aims to evaluate how the viewers absorb the ide...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Bertotto, Cláudio lattes
Orientador/a: Borelli, Silvia Helena Simões
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3277
Citação:Bertotto, Cláudio. Mediações e recepções midiáticas da religião: movimento "Canção Nova". 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Resumo Português:Esta é uma pesquisa sobre mediação e recepção midiáticas da TV Canção Nova, canal televisivo vinculado à Renovação Carismática Católica. Teve como um de seus principais objetivos analisar os motivos pelos quais algumas pessoas assistem assiduamente a esse canal de televisão; objetiva, ainda, avaliar como os receptores apropriam-se das ideologias, mensagens e temáticas a que assistem e observar como se configura, para eles, a experiência religiosa midiática. A metodologia das mediações permite responder sobre a importância da recepção televisiva na construção das experiências religiosas. O trabalho organizou-se ao redor dos seguintes eixos: mapeamento dos acontecimentos históricos que proporcionaram o surgimento de movimentos pentecostais dentro da Igreja Católica; a ligação de movimentos Católicos com os meios de comunicação, em especial a televisão; e o entendimento de que, entre as muitas maneiras de se vivenciar a religião, uma delas pode se dar pela mediação da televisão. A pesquisa toma como base os estudos de recepção desenvolvidos por Lopes, Borelli e Resende (2002) e a teoria das mediações de Martín-Barbero. Privilegia, como instrumentos de coleta de dados, as entrevistas em profundidade. Teórica e conceitualmente apropria-se de autores como Lipovetsky e Bauman, entre outros. Os resultados sugerem que a relação entre mídia religiosa e receptores, no momento atual, passa a ser um dispositivo de incentivo, nos receptores, a uma experiência religiosa individual com grande apelo emotivo
Resumo inglês:This is a study about mediation and reception of media from Televison Canção Nova, a television channel linked to Catholic Charismatic Renewal. It had as one of its main goal to analyze the reasons which some people often watch this TV channel; it also aims to evaluate how the viewers absorb the ideology, messages, themes, and other subjects they watch and look into it from the receivers point of view, how the religious media experience happens in the individual. The mediation methodology allows answering about the television reception in building religious experiences. This work has been organized around the following steps: tracking the historical events that made possible the Pentecostal movements arise into Catholic Church; the connection between catholic movements and media, in special the television; and the understanding that, among several ways of experiencing religion, one of them might happen through television mediation. The research has based on media studies of reception, focusing on the methodology developed by Lopes, Borelli and Resende (2002) and the Martin-Barbero s theory of mediation. Having interviews as data of collection instruments and also, taking into account conceptually and theoretical the authors like Lipovetsky and Bauman, among others. The results suggest that the relationship between religious media and the receivers, currently, comes to be a tool to promote an individual religious experience with a great emotional appeal towards them