Os mensageiros: narrativas e o leva e traz de experiências de consumo

This master thesis aims to understand the exchange of experiences, cultural references and consumption practices among different population segments of the city of São Paulo through investigation of messengers, meaning those with family income varying between 2 and 8 minimum wages, living in periphe...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Malta, Letícia Abraham lattes
Orientador/a: Borelli, Silvia Helena Simões
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2528
Citação:Malta, Letícia Abraham. Os mensageiros: narrativas e o leva e traz de experiências de consumo. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Resumo Português:A presente dissertação de mestrado busca entender a troca de experiências, referências culturais e práticas de consumo entre diferentes segmentos populacionais da cidade de São Paulo, por meio da investigação de mensageiros, que são aqueles com renda familiar mensal variando entre 2 e 8 salários mínimos, moradores de áreas periféricas da cidade, por fim, que exerçam profissões do tipo empregada doméstica, babá, porteiro, motoboy, vendedor de loja, auxiliar de escritório, entre outras. O que acontece no fluxo diário entre suas casas e seus ambientes de trabalho? O que tantas empregadas domésticas, por exemplo, levam e trazem de experiências de consumo ao seu cotidiano? Imersos em um contexto de ascensão social de segmentos da população brasileira e de bônus demográfico momento que o Brasil vive de 2010 a 2030 em que tem a maior parte de sua população em idade economicamente ativa , muitos desses mensageiros são hoje sujeitos privilegiados em contextos atuais do consumo. Além da força do seu capital econômico, essas pessoas foram pesquisadas a partir de uma perspectiva complexa, que levou em consideração outros tipos de capital: o cultural, o social e o simbólico, e também um novo conceito formulado pela autora ao longo desse trabalho, o capital emocional. Esta pesquisa tem por objetivo mergulhar na vida destes mensageiros para entender, afinal, quais são as mensagens trocadas entre realidades cotidianas sociais tão distintas. Para isso, a primeira parte do trabalho consiste na exploração do tema consumo que aqui será abordado a partir da premissa de que este pode ser um lugar para exercício da cidadania em uma sociedade de consumidores , os diferentes tipos de capitais, dados geográficos e sócio-demográficos da cidade de São Paulo. Em seguida, são apresentadas narrativas e as principais descobertas da pesquisa de campo: uma abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade na residência e ambientes de trabalho de 10 mensageiros. Dentre os autores que fundamentam teórica e conceitualmente esta investigação, destacam-se: sob o ponto de vista do consumo e cultura, Nestor Canclini (2006; 2008), Raymond Williams (2011) e Edgar Morin (2011); e de classe social, Pierre Bourdieu (2008) e Jessé de Souza (2010)
Resumo inglês:This master thesis aims to understand the exchange of experiences, cultural references and consumption practices among different population segments of the city of São Paulo through investigation of messengers, meaning those with family income varying between 2 and 8 minimum wages, living in peripheral areas of the city and exercising positions such as house maid, babysitter, concierge, motorcycle courier, store salesperson, office assistant, among others. What happens in the daily flow between their home and work site? What so many house maids, for instance, take from and bring to their day-to-day routine concerning consumption experience? Immersed in a context of social rising of segments of the Brazilian population and demographic bonus from 2010 to 2030 Brazil has had and will have most of its population of working age , many of such messengers are currently privileged persons in current consumption contexts. Further to their economic capital, such persons were investigated from a complex perspective that took into account other types of capital: cultural, social and symbolic capital and also a new concept formulated by the author along this paper, the emotional capital. This research aims to immerse in the life of such messengers to understand, after all, what are the messages exchanged between such different everyday realities. For such purpose, the first part of the paper consists of exploitation of consumption approach based on the premise that this may be a place to exercise citizenship in a consumer society , the different types of capital, geographic and socio-demographic data of the city of São Paulo. Next, narratives and the main findings of the field survey are presented: a qualitative approach with in-depth interviews at 10 messengers home and work environments. Among the authors underlying theoretical and conceptually this research we highlight: from the standpoint of consumption and culture, Nestor Canclini (2006; 2008), Raymond Williams (2011) and Edgar Morin (2011); and of social class, Pierre Bourdieu (2008) and Jessé de Souza (2010)