A carne e o metal: o cotidiano dos viajantes nos subterrâneos do metrô em São Paulo

This paper goal was to perform a research on the inhabitants of São Paulo who are subway users, in order to assess which effects the using of this mean of public transportation can have on their daily lives. That was made through their perceptions and story narration for getting a social, affective...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Prada, Thiago da Silva lattes
Orientador/a: Segurado, Rosemary lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2587
Citação:Prada, Thiago da Silva. A carne e o metal: o cotidiano dos viajantes nos subterrâneos do metrô em São Paulo. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Resumo Português:O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa com os moradores de São Paulo que são usuários do metrô a fim de verificar os efeitos provocados no cotidiano de suas vidas na utilização deste transporte público, através de suas percepções e narrativas para uma compreensão social, afetiva e política do cotidiano desses sujeitos. A literatura acerca da mobilidade possui vasto material, mas sem uma grande concentração voltada especificamente para a questão do cotidiano e das emoções envolvidas na vida desses usuários, e, por isso, o enfoque escolhido foram as narrativas dos usuários sobre seu cotidiano e os diversos afetos envolvidos na utilização diária do metrô, para trazer à tona suas vozes e os impactos que estas viagens tem na produção de uma vida e subjetividade contemporânea. Para realizar tal pesquisa, o foco teórico metodológico se baseia na multidisciplinaridade para abarcar de múltiplas perspectivas o fenômeno sem reduzi-lo a nenhuma categoria, foram utilizadas teorias da sociologia do cotidiano, antropologia das emoções e filosofia, assim como foi escolhida a entrevista narrativa para verificar de maneira ampla e em profundidade a história dos usuários no transporte público complementando com observação de campo. As análises evidenciaram um sofrimento social compartilhado, envolvido em múltiplos afetos e sentimentos negativos acerca das vivências diárias no transporte público, na produção de uma subjetividade e vida em impotência, mas com algumas táticas de resistência sendo postas em práticas para lidar com esse sofrimento
Resumo inglês:This paper goal was to perform a research on the inhabitants of São Paulo who are subway users, in order to assess which effects the using of this mean of public transportation can have on their daily lives. That was made through their perceptions and story narration for getting a social, affective and political understanding of these subjects everyday. The literature related to mobility is quite extensive, however there is not much particular data on the everyday matter not either about the emotions concerning these users lives. Because of this, it has been focused on the narration of these individuals about their daily lives and the several affections involved in their day-by-day use of the subway system, aiming for bringing out their voices and the impacts that these rides may have on the production of a life and on the contemporaneous subjectivity. For accomplishing this study, the theoretical and methodological focus was based on the multidisciplinary approach in order to reach varied perspectives of the phenomenon with no reduction of it to any particular category. Theories of the sociology of the daily life, the anthropology of the emotions and philosophy have been used, as well as the narrative interview has been chosen to examine in a wider and deeper way the story of the users of public transportation, what has been complemented by the field observation. The analysis has evinced a shared social suffering, drawn in multiple affects and negative feelings related to daily life in public transportation, to the production of a subjectivity and an impotent life, but with some resistance tactics being put in practice to deal with this suffering