Políticas públicas de acesso à educação superior, beneficiários, objetivos e resultados, em Vitória da Conquista: FIES e PROUNI

The objective of this paper is to study public policies regarding higher education, beneficiaries, objectives, and results in Vitória da Conquista, Bahia for the year of 2008: FIES (Student Loans Program) and PROUNI (Program of Higher Education for All). This paper focuses on undergraduate studies a...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Farias, Abmael da Cruz lattes
Orientador/a: Limena, Maria Margarida Cavalcanti
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4183
Citação:Farias, Abmael da Cruz. Public policies for higher education access, beneficiaries, objectives, and results in Vitória da Conquista: FIES and PROUNI. 2010. 231 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Resumo Português:Esta dissertação tem como objeto de estudo as políticas públicas em educação superior, beneficiários, objetivos e resultados, em Vitória da Conquista, Bahia, em 2008: FIES e PROUNI, priorizando o ensino de graduação presencial, buscando avaliar tais programas, sob o aspecto da eficácia e efetividade. Isso se justifica porque eles têm facilitado o acesso de milhões de brasileiros, atuando sobre a renda e disponibilidade de recursos dos estudantes. Essa avaliação é uma tarefa inédita e visa produzir informações sobre esses programas. Elas podem ajudar à tomada de decisão de quem os elabora e aplica ou de quem deles se beneficia. Este estudo levanta as hipóteses de que esses programas têm sido eficázes e efetivos na democratização do acesso a educação superior para os estudantes, tratando-os, alternadamente, como cidadãos ou consumidores; o que se tornou possível com a democratização da prestação de serviços educacionais de terceiro grau para as instituições de ensino superior. Hipoteses que se confirmaram como resultado da pesquisa. Ao responder as questões propostas foram analisados documentos das instituições, além de sitios oficiais e questionários aplicados. Esta pesquisa tem, portanto, carater exploratório, incorporando ainda, levantamentos de natureza bibliográfica e documental, a partir dos quais se produziu informações com características quantitativas e qualitativas. Os debates sobre esse tema originam-se a partir da análise da relação entre os espaços públicos e privados, tocando ainda na questão da justiça social, democractização das oportunidades de vida, cidadania e gratuidade, de um lado, consumo e pagamento, do outro. Todos ligados a educação superior
Resumo inglês:The objective of this paper is to study public policies regarding higher education, beneficiaries, objectives, and results in Vitória da Conquista, Bahia for the year of 2008: FIES (Student Loans Program) and PROUNI (Program of Higher Education for All). This paper focuses on undergraduate studies and attempts to evaluate these programs in terms of their efficiency and effectiveness as they have facilitated access for millions of Brazilians with repercussions pertaining to students´ income and availability of financial resources. This assessment is unprecedented and aims at producing data for these programs. Findings can be used by decision makers, both to draw up and implement policies, as well as by the program beneficiaries. This study raises the hypothesis that these programs have been both effective and efficient in democratizing students´ access to higher education by considering them as citizens or consumers, a situation that was made possible with the democratization of educational services to higher education institutions. These ideas were confirmed by this research through analysis of the documentation of the education institutes participating in the study, information posted on their official websites, and applied questionnaires. Therefore, this study is exploratory in nature and incorporates information collected through literature as well as documentation from which both quantitative and qualitative data were produced. Debates around this issue rise from the analysis of the relationship between public and private spaces and also involve issues related to social justice, democratization of opportunities, citizenship, and gratuity on the one hand and consumption and payment on the other hand, all related to higher education