Menino de assentamento: ser criança no Assentamento Reunidas

The present study, which was made at "Assentamento Reunidas", located in Promissão city - São Paulo, has been investigating children and families who live in Agrovila Campinas, a rural settlement at the end of 1980s. In different situations and times, 25 children regularly enrolled in rura...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Freitas, Mariana Ferreira lattes
Orientador/a: Passetti, Dorothea Voegeli lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3301
Citação:Freitas, Mariana Ferreira. Menino de assentamento: ser criança no Assentamento Reunidas. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Resumo Português:O presente estudo, realizado no Assentamento Reunidas, localizado na cidade de Promissão- SP, investiga crianças e famílias moradoras da Agrovila Campinas, um assentamento rural surgido no fim da década de1980. Em situações e épocas diferentes 25 crianças, regularmente matriculadas em escola rural e seus familiares foram entrevistados e observados em suas rotinas, seus gostos e desejos, os momentos de lazer, brincadeiras, crenças e costumes. Foram ainda objeto desse estudo, a escola, seus conteúdos e as relações estabelecidas no referido espaço. A questão que norteia este trabalho é: O que é ser criança neste assentamento e qual a importância da escola para esta comunidade?
Resumo inglês:The present study, which was made at "Assentamento Reunidas", located in Promissão city - São Paulo, has been investigating children and families who live in Agrovila Campinas, a rural settlement at the end of 1980s. In different situations and times, 25 children regularly enrolled in rural schools and their family were interviewed and observed in their routines, their wishes and desires, their moments of entertainment, beliefs and habits. The school was also a topic of study, with its relations and contents stabilished on their rural settlement space. The question for this paper is: What means being a child in this rural settlement and how important the school is for this community?