Matrizes africanas e suas relações com as pequenas Igrejas Pentecostais

This text presents as search object evangelic communities located in Carapicuiba, with the aim to find elements among them that represents, manifest or rebuild African native religion matrix religiosity. To achieve this goal observational and active engagement on meetings and interviews with two Chr...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Santo, Claudinei Espirito lattes
Orientador/a: Rangel, Lucia Helena Vitali
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Faculdade de Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21449
Citação:Santo, Claudinei Espirito. Matrizes africanas e suas relações com as pequenas Igrejas Pentecostais. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Resumo Português:Esta dissertação tem como objeto de pesquisa as comunidades evangélicas localizadas em Carapicuíba, com a finalidade de nelas encontrar elementos que representem, manifestem ou recriem a religiosidade encontrada nas religiões de matriz africana. Para alcançar esse objetivo, nos servimos da observação com participação ativa em reuniões e realizamos entrevistas com dois líderes religiosos cristãos das igrejas escolhidas e com sacerdotes de Candomblé. Também fizemos uso de textos históricos e religiosos. Nessa pesquisa, ficou comprovada a influência da matriz cultural africana não somente, como supomos inicialmente, por meio do contato com o Candomblé, mas também das tradições afro-católicas, como rezas místicas ("benzimento") e simpatias originárias das crenças populares. Foi notado também que a criação e o desenvolvimento dessas igrejas e de uma teologia e cosmovisão peculiares, que se distanciam das conhecidas Reformadas e Pentecostais, e se inclinam a atender aos anseios religiosos inerentes ao negro da diáspora, tendendo a recriar, em meio à opressão, a cultura de seus ancestrais. A presente dissertação nos abre, nesse sentido, mais uma janela para compreender como a religiosidade afro-brasileira tem se desenvolvido em meio ao crescimento de tradições cristãs no Brasil e como o negro da diáspora ainda busca, de alguma maneira, pertencer à terra do cativeiro, mesmo 130 anos após a abolição
Resumo inglês:This text presents as search object evangelic communities located in Carapicuiba, with the aim to find elements among them that represents, manifest or rebuild African native religion matrix religiosity. To achieve this goal observational and active engagement on meetings and interviews with two Christian religious leaders and Candomble obedentiary were performed. Historical and religious texts were also employed. In this research the African native religion matrix influence was confirmed, not only, as initially supposed by the Candomble touch points, but also with Afro-catholic traditions, as of mystical prayers like "benzimento" (blessing), and popular belives on "simpatias" (spells). Also noticed, the creation and development of these churches, teology and peculiar cosmovision from Reformed as from Pentecostals tends to answer africanbrazilian from diaspora religious yearnings, which re-create, in the middle of oppression, their ancestral culture. The presented text opens up a window to understand how afro-brazilian religiosity has been developing around the growing Christian traditions in Brazil; how the black people from diaspora search, in a certain way, to belong to the captive land, even after 130 years later from abolition. Keywords: Teology; Religiosity; Black people