Acesso e produção acadêmica de estudantes cotistas negros da Universidade Federal do Maranhão

Affirmative action in higher education in Brazil are the main feature of studies and research on race relations in the country .Quotas and yours repercussions , have offered new elements to these studies and in-depth some that have been commonly addressed. The academic production of students who cam...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Maciel, Regimeire Oliveira lattes
Orientador/a: Bernardo, Teresinha
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3537
Citação:Maciel, Regimeire Oliveira. Acesso e produção acadêmica de estudantes cotistas negros da Universidade Federal do Maranhão. 2014. 177 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Resumo Português:As ações afirmativas no ensino superior brasileiro representam a principal característica dos estudos e pesquisas sobre as relações raciais no país. As cotas, com as suas repercussões, têm oferecido novos elementos para esses estudos e aprofundado alguns já comumente abordados. A produção acadêmica dos estudantes provenientes dessas iniciativas ilustra com propriedade esse aspecto. Neste trabalho objetivamos discutir as motivações e os elementos norteadores da produção acadêmica dos cotistas negros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os dados obtidos indicaram que dois conjuntos de fatores atuam para a manifestação do interesse em torno dessa produção. São as experiências anteriores à vida universitária, considerando as condições enfrentadas para acessar o ensino superior, e aquelas encontradas internamente que surgem como influências nos relatos dos estudantes entrevistados, principalmente quando indagados sobre o que desejam produzir no âmbito acadêmico
Resumo inglês:Affirmative action in higher education in Brazil are the main feature of studies and research on race relations in the country .Quotas and yours repercussions , have offered new elements to these studies and in-depth some that have been commonly addressed. The academic production of students who came from these initiatives, illustrate this aspect properly. In this work we aimed to discuss the motivations and guiding elements of the academic production of black quotist students of the Federal University of Maranhao (UFMA). The data indicate that two sets of factors act to manifest the interest surrounding this production. Pre-college life experiences, considering the conditions faced to access higher education, and those found internally, arise as influences on reports of students interviewed, especially when asked about what they want to produce in the academic realm