Educação superior e mobilidade social: limites, possibilidades e conquistas

The main team of this thesis is the study of the inter-relation of Superior Education with the phenomenon of Social Mobility in the context of the Brazilian reality. To achieve this, it is set as main objective the analysis of the subjective social effects coming from obtaining a College Diploma in...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2006
Main Author: Figueiredo, Fábio Ferreira
Orientador/a: Bógus, Lucia Maria Machado
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3741
Citação:Figueiredo, Fábio Ferreira. Educação superior e mobilidade social: limites, possibilidades e conquistas. 2006. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Resumo Português:O tema central desta tese está voltado ao estudo da inter-relação da Educação Superior com o fenômeno da Mobilidade Social no contexto da realidade brasileira. Para tal, traçou-se como objetivo maior a análise dos efeitos sociais subjetivos advindos a partir da obtenção de um diploma de curso superior em egressos cujos pais não possuem esse nível de escolaridade. São abordadas questões de ordem conceitual relativas a Pobreza, Desigualdade, Exclusão e Mobilidade Social, bem como outras voltadas a Capital Humano e Conhecimento como fatores relevantes para o desenvolvimento econômico e, principalmente, social. Contextualiza-se a realidade educacional brasileira, em particular a Superior, em seus parâmetros históricos, quantitativos e qualitativos, bem como se expõem dados comparativos entre os sistemas público e privado. Integra este material uma avaliação objetiva de exestudantes de ambas as redes relativamente a seus cursos e instituições (Exame Nacional de Cursos - 1996/2003). Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de entrevistas com sessenta egressos de três universidades particulares da região metropolitana de São Paulo. O roteiro utilizado registrou a opinião do egresso sobre suas experiências relacionadas ao curso universitário e os efeitos em sua vida profissional e pessoal originados a partir da obtenção da graduação. Os resultados apontam o sensível impacto positivo gerado a partir da obtenção do curso superior junto aos egressos integrantes das famílias com esta característica de escolaridade (pais sem curso superior). Esses concluintes, de modo geral, reconhecem a importância da graduação para suas atividades profissionais e sentem-se também mais fortalecidos em suas questões pessoais, familiares e sociais. Por toda essa colocação, concluise no sentido de que há necessidade da participação do Estado no que tange à orientação e ao estímulo de políticas públicas voltadas à expansão da rede, às condições de financiamento e à melhoria constante do Sistema de Educação Superior Nacional.
Resumo inglês:The main team of this thesis is the study of the inter-relation of Superior Education with the phenomenon of Social Mobility in the context of the Brazilian reality. To achieve this, it is set as main objective the analysis of the subjective social effects coming from obtaining a College Diploma in environments where parents do not have such a leveI of schooling. There will be conceptual questions related to poverty, inequality, exclusion and social mobility, as well as other questions covering Human Capital and Knowledge as relevant factors toward economical and, mainly, social deve1opment. Brazilian education, especially College, is then contextualized in its historical, quantitative, and qualitative parameters, and comparative data between the public and private systems are then exposed. An objective assessment of alumni from both systems, including their courses and institutions, algo integrates this material (Examination ofNational Courses - 1996/2003). The field survey was carried out by means of interviews with sixty egresses from three private universities of the metropolitan area of São Paulo. The procedure adopted registered the egresses' opinion on their college experiences and the respective effects in their professional and personallives generated as from their graduation. The results show a positive sensitive impact issued with the superior course vis-à-vis the fami1yegresses with these schooling characteristics (parents without a college degree). These graduates recognize the importance of graduation to their professional activities and they algo reei strengthened in their personal, family and social questions. Due to what is mentioned hereinabove, it is concluded that it is necessary that the State participate in the orientation and the stimuli of public politics focusing on the expansion of the system, on financing conditions and on the constant improvement ofthe National Superior Education System.