Emaús, o caminho da fé pascal: estudo bíblico-teológico de Lc 24,13-35

The Way has na geographical perspective, it is a theological locus where God journey with His people. Either crossing the Wilderness towards the Promisse Land or coming back from the exile. Thus, also the Risen Lord walk along with his disciples, as He did with Emmaus’s disciples. Setting out with t...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2020
Main Author: Almeida, Benedito Antônio Bueno de lattes
Orientador/a: Ulloa, Boris Agustín Nef
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia
Department: Faculdade de Teologia
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23278
Citação:Almeida, Benedito Antônio Bueno de. Emaús, o caminho da fé pascal: estudo bíblico-teológico de Lc 24,13-35. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Resumo Português:O caminho é uma perspectiva geográfica, locus teológico onde Deus se faz presente com o seu povo. Na travessia do seu povo rumo à terra prometida, e no retorno do exílio. Assim, também o Ressuscitado se fez presente na trajetória dos discípulos, como o fez com os discí-pulos de Emaús, colocando-se a caminhar com eles e se revelando ao interpretar-lhes as escri-turas e na partilha do pão. Ações estas que os levaram a abrir os olhos, à transformação e à retomada do caminho rumo a Jerusalém. Lc 24,13-35, o texto base desta dissertação, é consi-derado uma das mais famosas simetrias concêntricas da Bíblia. Há uma unicidade literária. O caminho de Emaús é o lugar no qual se desenvolve a micronarrativa. Sua composição estrutu-ral gramatical está conectada com o episódio precedente, o túmulo vazio (Lc 24,1-12). O texto analisado faz parte do capítulo 24, o cotexto, síntese do terceiro evangelho. À luz da perspec-tiva da pragmalinguística na dinâmica comunicativa, destaca-se a força performativa daqueles que se deixam transformar pela mensagem do episódio de Emaús, colocando-se no caminho do discipulado, deixando-se transformar pela Palavra e pelo pão, no contexto da Igreja em saída. A trama é um convite ao leitor-discípulo-missionário a permitir-se arder o coração e testemunhar com a vida e missão, como o fizeram Cléofas e o outro caminhante, dizendo que o Senhor realmente ressuscitou e apareceu a Simão
Resumo inglês:The Way has na geographical perspective, it is a theological locus where God journey with His people. Either crossing the Wilderness towards the Promisse Land or coming back from the exile. Thus, also the Risen Lord walk along with his disciples, as He did with Emmaus’s disciples. Setting out with them and revealing himself on the way while taught to them the Scripture and broke the Bread. These actions performed by Him led these disciples to opend their eyes, to change their hearts and to take the way back to Jerusalem. The perícope of Lk 24:13-35, analyze in this research, is regarded as the most symmetrical concentric chiasmus. It has a Literary oneness. The narrative takes place on the Way to Emmaus. The gramatical structure of this composition is linked with the previous account of the empty tomb (Lk 24:1-12). The co-text of the biblical passage here analyze is Lk, chapter 24. In the light of the Pragmatic linguistic approach, according in its communicative dynamics, highlight the per-formative action of those disciples, who let be transformed by Jesus’s teaching and the break of Bread, as a missionary Church. This narrative is a invitation to the missionary-reader-disciple to allow their heart to burn and bearing witness in both sense, with their lives and sharing the mission as Cleophas and the other one did, saying the Lord is Risen indeed and showed himself to Simon