Educação permanente: um desafio para os programas de capacitação da assistência social nos municípios do Alto Tietê/SP

This research aims to analyze the Social Assistance training programs in the Alto Tietê/SP region. The hypothesis is that training programs are a way of materializing the proposal of permanent education for SUAS workers. In this sense, the efforts of training, professional updating and continuing ed...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Cruz, Roberta de Paulo Batista da lattes
Orientador/a: Yazbek, Maria Carmelita
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Department: Faculdade de Ciências Sociais
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20238
Citação:Cruz, Roberta de Paulo Batista da. Educação permanente: um desafio para os programas de capacitação da assistência social nos municípios do Alto Tietê/SP. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Resumo Português:Esta pesquisa tem por objetivo analisar os programas de capacitação da Assistência Social na região do Alto Tietê/SP. Parte-se da hipótese de que os programas de capacitação são uma forma de materialização da proposta de educação permanente para os trabalhadores do SUAS. Neste sentido, os esforços de capacitação, atualização profissional e educação continuada avançam na intencionalidade de impacto da atuação profissional. Isso provoca diversas transformações no campo sócio-ocupacional, na atuação cotidiana do profissional e, consequentemente, na PNAS e na vida dos usuários do SUAS. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, que se fez necessária para embasamento das reflexões históricas, teóricas e filosóficas acerca da história da educação no Brasil e das reflexões sobre a temática da educação permanente no Serviço Social. Assim, a pesquisa bibliográfica foi embasada em autores renomados na área de concentração sobre o tema educação permanente. Para atingir os objetivos elencados, a abordagem escolhida tem a pesquisa qualitativa como base teórico-metodológica. A pesquisa de campo foi feita nos municípios da região do Alto Tietê/SP para o levantamento de todas as informações necessárias, tanto no que tange a dados quantitativos de efetividade do projeto, quanto aos qualitativos. A proposta metodológica foi desenvolvida em quatro fases: exploratória, pesquisa de campo, análise dos dados e considerações finais, podendo ser alteradas conforme indicação do orientador. A dissertação seguirá a seguinte estrutura: capítulo um e capítulo dois. No capítulo um foram explanadas contextualizações acerca da evolução da educação no Brasil. Foram discutidas também a educação permanente no Brasil e a influência da Política Nacional de Saúde para o Processo de Educação Permanente na Assistência Social, capacitação em questão e os rumos da Educação Permanente no Brasil. No segundo capítulo abordamos o Serviço Social, a Política de Educação Permanente no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e aspectos importantes juntamente com nossa pesquisa de campo e os resultados obtidos
Resumo inglês:This research aims to analyze the Social Assistance training programs in the Alto Tietê/SP region. The hypothesis is that training programs are a way of materializing the proposal of permanent education for SUAS workers. In this sense, the efforts of training, professional updating and continuing education advance in the intentionality of the impact of professional performance. This leads to several transformations in the socio-occupational field, in the daily work of the professional and, consequently, in the PNAS and in the life of SUAS users. The methodology used was the bibliographical and documentary research, which was necessary for the foundation of the historical, theoretical and philosophical reflections on the history of education in Brazil and the reflections on the theme of permanent education in Social Work. Thus, the bibliographical research was based on renowned authors in the area of concentration on the subject of permanent education to have a satisfactory theoretical foundation. To achieve the objectives listed, the chosen approach has qualitative research as a theoretical-methodological basis. Field research was carried out in the municipalities of the Alto Tietê / SP region, where all necessary information was collected, both in terms of quantitative project effectiveness and qualitative data. The methodological proposal was developed in four phases: exploratory, field research, data analysis and final considerations, and can be changed as directed by the advisor. The dissertation will follow the following structure: chapter one and chapter two. In chapter one contextualizations were explained about the evolution of education in Brazil. It was also discussed the permanent education in Brazil and the influence of the National Health Policy for the Process of Permanent Education in Social Assistance, training in question and the directions of Permanent Education in Brazil. In the second chapter we address the Social Work, the Permanent Education Policy in SUAS (Unique System of Social Assistance) and important aspects together with our field research and the results obtained