Xamanismo Uhtãpinõponã: princípios dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka

This dissertation focuses on shamanism Uhtãpinõponã: principles of shamanic rituals and rites of the Tuyuka shaman being. The Tuyuka people speaks a language that belongs to the oriental tukano linguistic family, and dwells in the upper rio Negro, AM, Brazil and Departamento de Vaupés, Colombia. The...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Dutra, Israel Fontes lattes
Orientador/a: Arruda, Rinaldo Sérgio Vieira
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4184
Citação:Dutra, Israel Fontes. Xamanismo Uhtãpinõponã: princípios dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Resumo Português:Esta dissertação enfoca o Xamanismo Uhtãpinõponã: princípios dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka, grupo da família lingüística tukano oriental, que habita na região do alto rio Negro, AM, Brasil e no Departamento del Vaupés, Colômbia. O objetivo é descrever os fundamentos históricos-cosmológicos dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka. O grupo faz parte de uma complexa teia de parentesco que constitui os povos indígenas do Uaupés procedentes da Casa da Emergência de Ohko Diawi, situdada no baixo Uaupés, Brasil. A história do alto rio Negro testemunha que a ação missionária nas décadas de 20-80 sobre as comunidades indígenas levou à destruição quase total da vida cultural e espiritual. Os pajés (yaíwa e basera ou kumuã), mestres de cantos e danças tradicionais (bayaroa), mestres dos rituais de Jurupari (mahsãkuła yaíwa) se tornaram inimigos de vários representantes da Igreja Católica, que tentaram extirpá-los, baseando-se na tese de que, as festas tradicionais, os rituais de pajelanças (yaiałe e kumuãłe) e os rituais de jurupari eram ritos diabólicos e que, se os destruíssem, os indígenas tornariam filhos de Deus e não mais do diabo. Contudo, não conseguiram destruir a essência da vida cultural e espiritual do povo Tuyuka, porque apesar dessa história cruel existe um sentido cultural e espiritual vivenciado por pajés Tuyuka. Para evidenciar essa vivência, apresentamos os seguintes temas da pesquisa: os Tuyuka e seu contexto histórico-cosmológico, os princípios dos rituais de pajelanças, o ser pajé Tuyuka e a forma de transmissão dos rituais de pajelanças. A pesquisa levou em conta os seguintes aspectos teóricos metodológicos: 1. o estudo de Mircea Eliade sobre os aspectos míticos que aponta os mitos como Histórias verdadeiras ; 2. as reflexões de George que destacam o caráter dinâmico da realidade social que se fundamenta na dialética da ordem e da desordem
Resumo inglês:This dissertation focuses on shamanism Uhtãpinõponã: principles of shamanic rituals and rites of the Tuyuka shaman being. The Tuyuka people speaks a language that belongs to the oriental tukano linguistic family, and dwells in the upper rio Negro, AM, Brazil and Departamento de Vaupés, Colombia. The goal is to describe the historical-cosmological foundations of the shamanic rituals and of the shaman Tuyuka being. The group is part of a complex web of kinship that constitutes the indigenous peoples of Uaupés river, which came from the House of Emergency Ohkó Diawi, located at the low Uaupés river, in Brazil. The history of the Upper Rio Negro shows that the missionary action on indigenous communities in the decades from 1920 to 1980 led to the almost total destruction of their cultural and spiritual life. The shamans, (yaíwa and basera or kumuã), masters of traditional songs and dances (bayaroa), masters of the Jurupari rituals (mahsãkuła yaíwa), became enemies of various representatives of the Catholic Church, which tried to eradicate them, based on the thesis that the traditional festivals, the rituals of shamanism (yaiałe and kumuãłe) and the jurupari rites were evil and that if they destroyed them, the Indians would become children of God and no longer the children of devil. However, they failed to destroy the essence of cultural and spiritual life of the Tuyuka people, because in despite of this cruel story, there is a cultural and spiritual sense experienced by the Tuyuka shamans. To show this experience, we present the following research topics: the Tuyuka people and its shamanic rituals historical and cosmological principles; the Tuyuka shaman being and the means of transmission of the shamanic rituals. The research took into account the following theoretical and methodological aspects: 1. the study of Mircea Eliade on the mith issue, that points the "myths" as "True Stories" 2. The thinkings of George Balandier which highlights the dynamic character of social reality that is based on the dialectic of order and disorder