Velhas e velhos conquistam espaços nas universidades de São Paulo: política, sociabilidade e educação

This thesis focuses primarily on the following items: different visions on aging, an analysis of the historical path of the so called open universities of the Third Age (U3A) in order to bring them into the context of the universities located in the city of São Paulo; a qualitative research was deve...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Ramos, Vania lattes
Orientador/a: Tótora, Silvana Maria Corrêa
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3874
Citação:Ramos, Vania. Velhas e velhos conquistam espaços nas universidades de São Paulo: política, sociabilidade e educação. 2008. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Resumo Português:O percurso do olhar atento deste trabalho passará pelas seguintes etapas: diferentes visões do envelhecimento; análise da trajetória histórica das universidades da terceira idade visando contextualizá-las no ambiente das universidades paulistanas; elaboramos uma pesquisa qualitativa, através de um estudo descritivo-analítico dos projetos de duas Universidades abertas à Terceira Idade da cidade de São Paulo, (Universidade aberta `a Terceira Idade da USP e a Universidade aberta `a Maturidade da PUC/SP), através da aplicação de questionários e entrevistas feitas com alunos das universidades citadas, desenvolvendo uma análise do discurso destes estudantes em relação aos diferentes tipos de sociabilidade encontrados nestes espaços escolares e, finalmente, na conclusão, descobrimos uma nova forma de envelhecer, um modo de vida que enxergamos como inovador
Resumo inglês:This thesis focuses primarily on the following items: different visions on aging, an analysis of the historical path of the so called open universities of the Third Age (U3A) in order to bring them into the context of the universities located in the city of São Paulo; a qualitative research was developed, based on an analytical study on two distinctive projects for universities for the elderly in the city of São Paulo (the Open University of the third age of USP Universidade de São Paulo and the University for the elderly of PUC / SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), applying questionnaires and personal interviews with some students from these universities. The next chapter develops an analysis based on these students answers and statements. Finally, the discovery of a new form of ageing, a lifestyle for the elderly that we envision as innovative