Eu amo violino! crianças de escola pública que estudam violino

Violin, which at first seems very far away from the kids today, especially children who study in public schools, may not be as far as their knowledge of the senses. The violin is the representative of the orchestra in a timely manner and appears repeatedly in television programs and concerts in park...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Mattos, Sandra Carvalho de lattes
Orientador/a: Passetti, Dorothea Voegeli lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2284
Citação:Mattos, Sandra Carvalho de. Eu amo violino! crianças de escola pública que estudam violino. 2011. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Resumo Português:Estudar violino, que a princípio parece algo muito longe das crianças na atualidade, principalmente crianças que estudam em escolas públicas, pode não ser algo tão distante do conhecimento deles como se pressente. O violino é o representante da orquestra e aparece de maneira pontual em várias ocasiões nos programas televisivos e nos concertos em parques. Para a compilação deste trabalho me dediquei a crianças a partir de nove anos que estudam na EMEF Esperidião Rosas, zona oeste de São Paulo. Sempre que havia anúncio de aulas grátis de violino a procura era grande. Esta tese procura compreender a razão desta procura, e a partir desta interrogação, descrevo as relações diárias do estudo deste instrumento, as relações entre as pessoas que circundam as crianças, a relação do instrumento e o corpo das crianças, e finalmente a relação das crianças com o som
Resumo inglês:Violin, which at first seems very far away from the kids today, especially children who study in public schools, may not be as far as their knowledge of the senses. The violin is the representative of the orchestra in a timely manner and appears repeatedly in television programs and concerts in parks. In compiling this work I focused on children as young as nine years studying in EMEF Esperidião Rosas School in West São Paulo. Whenever there was announcement of free lessons violin demand was great. This thesis seeks to understand the reason for this demand, and from this question, describe the relationship of the daily study of this instrument, the relationship between the people who surround the children, the relationship between instrument and body of children, and finally the relationship of children with sound