Forças em luta para invenção de uma dança: política cultural e dança contemporânea em São Paulo

This work presents three different movements characterized by disjunctive series interweaved around the genealogy of forces in struggle, composing the invention of a dance. It is especially inspired in the writings of Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari. Traces of...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Cerqueira, Joana dos Santos Egypto de lattes
Orientador/a: Tótora, Silvana Maria Corrêa
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3622
Citação:Cerqueira, Joana dos Santos Egypto de. Forças em luta para invenção de uma dança: política cultural e dança contemporânea em São Paulo. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Resumo Português:Este trabalho apresenta três movimentos caracterizados por séries disjuntivas que se entrelaçam em torno da genealogia das forças em luta componentes da invenção de uma dança, a partir principalmente das leituras de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Situa-se vestígios daquilo que veio a ser considerado como dança contemporânea em meio à discussão entre efetuações da dança pela história e devires que nela se instalam. Discute-se, por conseguinte, como se deu a emergência do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, a partir de modos de condutas efetuados por artistas da cena, durante a virada do século XXI. Analisa-se, contudo, um dos atuais programas políticos municipais complementares à condição do campo de trabalho que envolve a vida de artistas de diferentes campos: o Programa Vocacional. Nesse sentido, a pesquisa debruçou-se na análise histórica dos investimentos em políticas culturais, no Brasil, que desaguam em adequações sobre a produção dos considerados materiais intangíveis e controles relacionados ao recente campo da economia criativa . O governo das condutas atravessa a vida de artistas e dançarinos, na cidade, em meio também à sofisticação de tecnologias de poder que condicionam cálculos e atestam seletividades sobre as atuais elaborações voltadas às artes e à dança contemporânea, por meio do funcionamento dos editais. Noções de cultura são apresentadas principalmente a partir de leituras nietzschianas enquanto cultivo de práticas sociais e de si. Delineia-se, entre as décadas finais do século XX e a entrada do XXI, um percurso da elaboração de culturas de si pela experimentação de danças experimentadas e produzidas em São Paulo, que suscitam misturas e contágios com um longínquo arquipélago: o Japão. Esse encontro apresenta-se como um dos possíveis fios que chamam a atenção para uma escuta relacionada à condição política presente sobre a dança contemporânea, na cidade de São Paulo
Resumo inglês:This work presents three different movements characterized by disjunctive series interweaved around the genealogy of forces in struggle, composing the invention of a dance. It is especially inspired in the writings of Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari. Traces of what is considered as contemporary dance‟ are situated through the discussions around dance‟s execution by history and becomings that are installed on it. Therefore, the emergence of the Programa Municipal de Fomento à Dança (Municipal Dance Foster Programme) for the city of São Paulo is investigated, from ways of conducts taken out by performance artists during the passage of the 20th to the 21st century. The Vocational Programme (Programa Vocacional) is analised as one of the most important complementary political program related to the activity of artists from different fields. In this way, the research concentrates on the historical analysis of the cultural policies investments in Brazil that reflects in adjustments over the production of the so-called intangible materials‟ and controls related to the recent field of the creative economy . The government of conducts affects the life of artists and dancers in São Paulo, while the sophistication of power technologies develop calculations and create forms of selectivity around the current artistic creations in contemporary dance by means of governmental notices and tenders. Different ideas of culture‟ are presented based especially on nietzschean lectures about cultivation of social and ethical practices. A path of the development of cultures of the self through the experimentation of dances produced in São Paulo between the final decades of the 20th century and the beginning of the 21st raising mixes with a distant archipelago: Japan. That meeting is considered as one of the possible links that calls our attention for the political condition of the contemporary dance in São Paulo