Transcatolicidades: contribuições à sociodiversidade brasileira

Transcatolicidades addresses three phenomena that contribute to inclusive social diversity in Brazil: Belo Monte Community, in Bahia, organized under the leadership of Antônio Conselheiro, the Chapel of Nosso Senhor do Bonfim, in the city of Sorocaba / SP, founded by Nhô João de Camargo; and Santo D...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Sant Anna, Sílvio Luiz
Orientador/a: Carvalho, Edgard de Assis
Format: Tese
Language:por
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Department: Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3493
Citação:Sant Anna, Sílvio Luiz. Transcatolicidades: contribuições à sociodiversidade brasileira. 2013. 228 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Resumo Português:Transcatolicidades aborda três fenômenos que contribuem para a sociodiversidade inclusiva brasileira: a Comunidade de Belo Monte, na Bahia, constituída sob a liderança de Antônio Conselheiro; a Capela do Senhor do Bonfim, na cidade de Sorocaba/SP, fundada por Nhô João de Camargo; e o Santo Daime, surgido no Acre e codificado por Mestre Irineu. A partir deles, busca-se demonstrar como pessoas das camadas populares, para além do espectro religioso, potencializaram-se como lideranças sofisticadas em pensamentos e estratégias que transformaram a simbologia religiosa, a partir de elementos combinados de tradições diversas, em linguagens de integração colaborativas que deram e dão sentido inclusivo à nossa brasilidade
Resumo inglês:Transcatolicidades addresses three phenomena that contribute to inclusive social diversity in Brazil: Belo Monte Community, in Bahia, organized under the leadership of Antônio Conselheiro, the Chapel of Nosso Senhor do Bonfim, in the city of Sorocaba / SP, founded by Nhô João de Camargo; and Santo Daime, that appeared in Acre and coded by Mestre Irineu. From them, we seek to demonstrate how people of the lower classes, in addition to the religious spectrum, potentiated themselves as leaders in thought and sophisticated strategies that transformed the religious symbology, combining elements from different traditions, in collaborative languages who gave and give meaning to our inclusive Brazilianness