Folkcomunica??o na imprensa de refer?ncia : um sentido popular da copa do mundo de 2014 no Jornal Zero Hora

This thesis examines the construction of a popular sense of the 2014 World Cup, in Brazil, by the Zero Hora newspaper, from Porto Alegre, Rio Grande do Sul?s capital. The study overall objective is realize how Zero Hora built a popular sense for the mega-sports event, through folkcommunication in th...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Martins, Marcel Neves lattes
Orientador/a: Dornelles, Beatriz Corr?a Pires lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Department: Faculdade de Comunica??o Social
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7207
Resumo Português:Nesta tese problematiza-se a constru??o de um sentido popular da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pelo jornal Zero Hora, da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O objetivo geral do estudo ? compreender como Zero Hora construiu, por meio da pr?tica da folkcomunica??o em seus textos, um sentido popular para o megaevento esportivo durante o per?odo de realiza??o da competi??o no pa?s, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. A metodologia utilizada ? a da ?an?lise de conte?do?, de Laurence Bardin. Investiga-se o ?Jornal da Copa?, caderno especial de Zero Hora, criado para a cobertura e a tematiza??o do acontecimento, com circula??o nas edi??es di?rias de ZH, do dia 12 de junho a 14 de julho de 2014. A an?lise apresentada ? produto da explora??o de cerca de 300 textos entre not?cias, reportagens e cr?nicas. As mat?rias foram distribu?das em seis eixos tem?ticos ? ?jogos?, ?gente?, ?Porto Alegre?, ?protagonistas?, ?Sele??o Brasileira? e ?pol?cia? ?, que orientaram o exame das estrat?gias comunicacionais de Zero Hora para a Copa de 2014. A hip?tese de trabalho, validada na an?lise, ? a de que Zero Hora, como ve?culo jornal?stico da imprensa de refer?ncia, praticou um jornalismo popular, atrav?s de um processo de folkcomunica??o. A investiga??o apontou que o sentido popular da Copa do Mundo de 2014, projetado por Zero Hora, foi o da integra??o da imprensa com o acontecimento e com o p?blico do jornal, principalmente com os leitores da se??o de Esportes e com fan?ticos ou apenas simpatizantes do futebol, audi?ncia potencial da competi??o. Zero Hora procurou promover a integra??o da comunidade local como um todo ao megaevento esportivo pelo engajamento de seus jornalistas na midiatiza??o da Copa de 2014. A an?lise explicita a tentativa de uma uni?o mental da sociedade. Nossa pesquisa se sustenta, em ?mbito epistemol?gico, no paradigma da folkcomunica??o, de Luiz Beltr?o (1918-1986), posicionando-se na linha de estudos da folkm?dia, que explora os processos de apropria??o da cultura popular pelos meios de comunica??o de massa.
Resumo inglês:This thesis examines the construction of a popular sense of the 2014 World Cup, in Brazil, by the Zero Hora newspaper, from Porto Alegre, Rio Grande do Sul?s capital. The study overall objective is realize how Zero Hora built a popular sense for the mega-sports event, through folkcommunication in their texts, during the course of the competition in Brazil, from June 12 to July 13, 2014. Laurence Bardin?s ?content analysis? was adopted as research method to investigate the special section of Zero Hora, created to cover and thematize the World Cup, ?Jornal da Copa?, with daily circulation in the editions of ZH, from June 12 to July 14, 2014. The presented analysis resulted from exploring about 300 texts between news, articles and stories. The subjects were divided into six thematic areas ? ?games?, ?people?, ?Porto Alegre?, ?protagonists?, ?Brazilian Soccer Team? and ?police? ?, that guided the examination of Zero Hora?s communication strategies for the 2014 World Cup. The working hyphotesis, validated by the analysis, is that Zero Hora, as reference press, practiced a popular journalism, through a folkcommunication process. The research pointed that the popular sense of the 2014 World Cup intended by Zero Hora was the integration between the press and the event and the press with the newspaper?s readers, manly with the sports sections readers and soccer supporters, potential competition audience. Zero Hora sought to promote the integration of the local community as a whole to the mega-sports event by the engagement of its journalists in media coverage of the 2014 World Cup. The analysis shows the attempt of a society mental union. Our research is based on Luiz Beltr?o (1918- 1986) folkcommunication paradigm, positioning itself in the folkm?dia studies that explores the popular culture appropriation processes by the mass media.