O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul

Nesta disserta??o procurou-se analisar a vis?o dos partidos pol?ticos sobre a influ?ncia do marketing eleitoral na decis?o do voto pelo cidad?o. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceito...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Sehbe Neto, Kalil
Orientador/a: Dias, Marcia Ribeiro lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
Department: Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4642
Citação:SEHBE NETO, Kalil. O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul. 2008. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Resumo Português:Nesta disserta??o procurou-se analisar a vis?o dos partidos pol?ticos sobre a influ?ncia do marketing eleitoral na decis?o do voto pelo cidad?o. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e defini??es de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dial?gico, a partir do qual surgiram entendimentos e considera??es. Apresentaram-se aspectos te?ricos sobre marketing, marketing pol?tico, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legisla??o eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplica??o das ferramentas de marketing com fins pol?ticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resist?ncias a sua utiliza??o no processo. A partir da?, realizou-se a an?lise das considera??es constatadas na investiga??o de campo, que buscou destacar o entendimento dos l?deres partid?rios sobre marketing eleitoral, a vis?o dos partidos acerca do eleitor e as contribui??es dos partidos pol?ticos para a elei??o dos seus candidatos. Estudaram-se as restri??es e articula??es entre as ?reas e constatou-se uma sens?vel perda de influ?ncia dos partidos pol?ticos, redundando na individualiza??o da tomada de decis?es por parte dos eleitores.