O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul

Nesta disserta??o procurou-se analisar a vis?o dos partidos pol?ticos sobre a influ?ncia do marketing eleitoral na decis?o do voto pelo cidad?o. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceito...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Sehbe Neto, Kalil
Orientador/a: Dias, Marcia Ribeiro lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
Department: Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4642
id P_RS_2d9213de71108ab288ad3f22c51e9a24
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4642
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
spelling Dias, Marcia RibeiroCPF:00560337701http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798408A3CPF:27906370082Sehbe Neto, Kalil2015-04-14T14:45:53Z2008-04-232008-03-19SEHBE NETO, Kalil. O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul. 2008. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4642Made available in DSpace on 2015-04-14T14:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400465.pdf: 733646 bytes, checksum: a9faf2123130ea6ba339ae871a772f6b (MD5) Previous issue date: 2008-03-19Nesta disserta??o procurou-se analisar a vis?o dos partidos pol?ticos sobre a influ?ncia do marketing eleitoral na decis?o do voto pelo cidad?o. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e defini??es de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dial?gico, a partir do qual surgiram entendimentos e considera??es. Apresentaram-se aspectos te?ricos sobre marketing, marketing pol?tico, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legisla??o eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplica??o das ferramentas de marketing com fins pol?ticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resist?ncias a sua utiliza??o no processo. A partir da?, realizou-se a an?lise das considera??es constatadas na investiga??o de campo, que buscou destacar o entendimento dos l?deres partid?rios sobre marketing eleitoral, a vis?o dos partidos acerca do eleitor e as contribui??es dos partidos pol?ticos para a elei??o dos seus candidatos. Estudaram-se as restri??es e articula??es entre as ?reas e constatou-se uma sens?vel perda de influ?ncia dos partidos pol?ticos, redundando na individualiza??o da tomada de decis?es por parte dos eleitores.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15085/400465.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Ci?ncias SociaisPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ci?ncias HumanasMARKETING POL?TICOELEI??ES - RIO GRANDE DO SULPOL?TICAPARTIDOS POL?TICOS - RIO GRANDE DO SULCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-73670270857646239525006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulinstacron:PUC_RSTHUMBNAIL400465.pdf.jpg400465.pdf.jpgimage/jpeg3307http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4642/3/400465.pdf.jpgdeaf211f69f72c8b4bf6c30a8bc9864eMD53TEXT400465.pdf.txt400465.pdf.txttext/plain314883http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4642/2/400465.pdf.txt09a96da0945ffbb13ed661b300957555MD52ORIGINAL400465.pdfapplication/pdf733646http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4642/1/400465.pdfa9faf2123130ea6ba339ae871a772f6bMD51tede/4642oai:tede2.pucrs.br:tede/46422015-04-17 17:45:15.77TEDE PUCRSbiblioteca.suporte@pucrs.br
dc.title.por.fl_str_mv O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
title O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
spellingShingle O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
Sehbe Neto, Kalil
MARKETING POL?TICO
ELEI??ES - RIO GRANDE DO SUL
POL?TICA
PARTIDOS POL?TICOS - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
title_full O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
title_fullStr O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
title_sort O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul
author Sehbe Neto, Kalil
author_facet Sehbe Neto, Kalil
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Marcia Ribeiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00560337701
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798408A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:27906370082
dc.contributor.author.fl_str_mv Sehbe Neto, Kalil
contributor_str_mv Dias, Marcia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv MARKETING POL?TICO
ELEI??ES - RIO GRANDE DO SUL
POL?TICA
PARTIDOS POL?TICOS - RIO GRANDE DO SUL
topic MARKETING POL?TICO
ELEI??ES - RIO GRANDE DO SUL
POL?TICA
PARTIDOS POL?TICOS - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nesta disserta??o procurou-se analisar a vis?o dos partidos pol?ticos sobre a influ?ncia do marketing eleitoral na decis?o do voto pelo cidad?o. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e defini??es de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dial?gico, a partir do qual surgiram entendimentos e considera??es. Apresentaram-se aspectos te?ricos sobre marketing, marketing pol?tico, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legisla??o eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplica??o das ferramentas de marketing com fins pol?ticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resist?ncias a sua utiliza??o no processo. A partir da?, realizou-se a an?lise das considera??es constatadas na investiga??o de campo, que buscou destacar o entendimento dos l?deres partid?rios sobre marketing eleitoral, a vis?o dos partidos acerca do eleitor e as contribui??es dos partidos pol?ticos para a elei??o dos seus candidatos. Estudaram-se as restri??es e articula??es entre as ?reas e constatou-se uma sens?vel perda de influ?ncia dos partidos pol?ticos, redundando na individualiza??o da tomada de decis?es por parte dos eleitores.
description Nesta disserta??o procurou-se analisar a vis?o dos partidos pol?ticos sobre a influ?ncia do marketing eleitoral na decis?o do voto pelo cidad?o. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e defini??es de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dial?gico, a partir do qual surgiram entendimentos e considera??es. Apresentaram-se aspectos te?ricos sobre marketing, marketing pol?tico, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legisla??o eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplica??o das ferramentas de marketing com fins pol?ticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resist?ncias a sua utiliza??o no processo. A partir da?, realizou-se a an?lise das considera??es constatadas na investiga??o de campo, que buscou destacar o entendimento dos l?deres partid?rios sobre marketing eleitoral, a vis?o dos partidos acerca do eleitor e as contribui??es dos partidos pol?ticos para a elei??o dos seus candidatos. Estudaram-se as restri??es e articula??es entre as ?reas e constatou-se uma sens?vel perda de influ?ncia dos partidos pol?ticos, redundando na individualiza??o da tomada de decis?es por parte dos eleitores.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:45:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEHBE NETO, Kalil. O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul. 2008. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4642
identifier_str_mv SEHBE NETO, Kalil. O marketing eleitoral e a decis?o do voto : a percep??o dos partidos pol?ticos no Rio Grande do Sul. 2008. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7367027085764623952
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 1531447313960029988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
instacron:PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4642/3/400465.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4642/2/400465.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4642/1/400465.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv deaf211f69f72c8b4bf6c30a8bc9864e
09a96da0945ffbb13ed661b300957555
a9faf2123130ea6ba339ae871a772f6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv TEDE PUCRS
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.suporte@pucrs.br
_version_ 1623564833469235200
score 13.14211