Ensino jur?dico : aprender para ensinar, ensinar para aprender

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a forma??o dos professores do curso de Ci?ncias Jur?dicas e Sociais da Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul PUCRS e como esta repercute no aprendizado dos alunos. Para atingir este objetivo foi necess?rio levantar informa??es sobre o que...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Machado, Ana Maria Ortiz lattes
Orientador/a: Enricone, D?lcia lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Department: Faculdade de Educa?
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3688
Citação:MACHADO, Ana Maria Ortiz. Ensino jur?dico : aprender para ensinar, ensinar para aprender. 2007. 104 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Resumo Português:Este estudo tem como objetivo refletir sobre a forma??o dos professores do curso de Ci?ncias Jur?dicas e Sociais da Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul PUCRS e como esta repercute no aprendizado dos alunos. Para atingir este objetivo foi necess?rio levantar informa??es sobre o que pensam os alunos formandos acerca da forma??o dos seus professores, investigar o que leva um profissional do Direito a tornar-se professor e descobrir quais s?o os suportes te?ricos que amparam estes professores no desempenho da sua miss?o de formar os operadores do Direito do amanh?. Para chegar a estas respostas foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um para os alunos formandos que conclu?ram o curso no final do ano de 2005 e outro para os professores recentemente admitidos, entendendo-se como tal aqueles que foram contratados pela PUCRS no per?odo compreendido entre 2004 e 2005 para lecionarem na Faculdade de Direito. Para a coleta de dados, foram distribu?dos question?rios individuais cujas respostas foram analisadas atrav?s do m?todo An?lise de Conte?dos e classificadas em diversas categorias. Os resultados obtidos nos levam a in?meras reflex?es. Estas passam por diversos caminhos e instigam a pensar que muitas transforma??es s?o necess?rias no ensino jur?dico e que todas passam, inegavelmente, pelos professores. Da? resulta o porqu? deste trabalho: ser mais uma contribui??o para fomentar as discuss?es sobre o ensino do Direito. Num momento em que se discute a Educa??o Superior para o terceiro mil?nio, parece oportuno que os profissionais de todas as ?reas se voltem para dentro de si mesmos, questionando sua forma??o, pr?ticas, m?todos, repensando a din?mica de suas aulas, forma de agir e de relacionar-se com seus alunos dentro e fora da sala de aula.