O papel da incubadora de empresas percebido pelo empreendedor incubado : um esudo de caso

Este trabalho analisa o papel da Incubadora de Empresas no fortalecimento do perfil empreendedor, segundo a percepção do empreendedor incubado. Para tanto realizou-se um estudo com os incubados residentes da Incubadora de Empresas Barão de Mauá - IEBM. Inicialmente foi avaliado o fortalecimento das...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Santiago, Fernando Padilha lattes
Orientador/a: Junqueira, Luciano Antonio Prates lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Católica de Santos
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Department: Organização e gestão
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/465
Citação:SANTIAGO, Fernando Padilha. O papel da incubadora de empresas percebido pelo empreendedor incubado : um esudo de caso. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Resumo Português:Este trabalho analisa o papel da Incubadora de Empresas no fortalecimento do perfil empreendedor, segundo a percepção do empreendedor incubado. Para tanto realizou-se um estudo com os incubados residentes da Incubadora de Empresas Barão de Mauá - IEBM. Inicialmente foi avaliado o fortalecimento das características empreendedoras percebido pelos empresários no período de incubação residente, bem como a contribuição das ações da IEBM para o fortalecimento dessas características. Os dados resultantes da pesquisa permitiram delinear o papel da IEBM através da influencia das ações da incubadora no fortalecimento de características empreendedoras dos empreendedores incubados. Os resultados indicaram que o papel da incubadora pode adequar-se ao perfil dos incubados, tendo em vista que a percepção de contribuição das ações da incubadora varia com a faixa etária e grau de instrução. Na IEBM o papel da incubadora é percebido principalmente na contribuição para o fortalecimento das características empreendedoras seguintes: estabelecimento de metas; buscar informações; planejar e monitorar sistemicamente; persuasão e networking. Entretanto, as características de comprometimento e de persistência foram aquelas nas quais os incubados perceberam menos fortalecimento. Na percepção dos incubados pesquisados, o plano de negócios e relatórios de acompanhamento são as ações da IEBM que mais contribuem para o fortalecimento do perfil empreendedor e, por outro lado, a ação de treinamento em finanças proporcionou a menor contribuição.