Gestão do conhecimento : reflexos da universidade corporativa na gestão do conhecimento em empresas do setor financeiro

A presente pesquisa tem por objetivo fazer um estudo das práticas que tem favorecido a integração entre a Universidade Corporativa e a Gestão do Conhecimento. Parte-se da hipótese substantiva de que a Universidade Corporativa (UC) deve, além dos benefícios inerentes da educação, auxiliar as Corporaç...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Alves, Paulo Roberto lattes
Orientador/a: João, Belmiro do Nascimento lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Católica de Santos
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Department: Organização e gestão
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/446
Citação:ALVES, Paulo Roberto. Gestão do conhecimento : reflexos da universidade corporativa na gestão do conhecimento em empresas do setor financeiro. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Resumo Português:A presente pesquisa tem por objetivo fazer um estudo das práticas que tem favorecido a integração entre a Universidade Corporativa e a Gestão do Conhecimento. Parte-se da hipótese substantiva de que a Universidade Corporativa (UC) deve, além dos benefícios inerentes da educação, auxiliar as Corporações que a implantaram na Gestão do Conhecimento (GC). O tema é relevante, dada a pouca literatura que discuta UC e GC. A relação entre o aproveitamento da UC e da GC deve possibilitar, aos gestores das empresas, o estabelecimento de mais um caminho para o sucesso das corporações. A presente pesquisa também amplia a base empírica dos estudos relacionados com a GC e UC e chama a atenção para novos aspectos da Gestão do Conhecimento. A pesquisa faz uso do método survey com vistas a identificar o número de bancos brasileiros comerciais, com sede na cidade de São Paulo que possuem UC e GC integrados e o tipo de esforço que foi realizado para esta integração, além disso também quantifica entre as empresas pesquisadas as mantêm estas áreas próximas a Presidência das empresas e evidencia facilidades para implementação da GC em organizações que pratiquem a EC.