O impacto do lixo urbano no desenvolvimento de produtos sustentáveis - caso do concreto DI : pneus inservíveis

A humanidade deu dois grandes saltos em direção ao desenvolvimento sustentável. O primeiro foi o esboço conceitual iniciado pela Comissão Brundtland, em 1987, que foi largamente debatido e que resultou no Relatório Brundtland Nosso Futuro Comum. O segundo foi a própria realização da Rio-92, na qual...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2006
Main Author: Santos, Jorge Gonçalves dos lattes
Orientador/a: Serralvo, Francisco Antonio lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Católica de Santos
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Department: Organização e gestão
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/478
Citação:SANTOS, Jorge Gonçalves dos. O impacto do lixo urbano no desenvolvimento de produtos sustentáveis - caso do concreto DI : pneus inservíveis. 2006. 205 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Resumo Português:A humanidade deu dois grandes saltos em direção ao desenvolvimento sustentável. O primeiro foi o esboço conceitual iniciado pela Comissão Brundtland, em 1987, que foi largamente debatido e que resultou no Relatório Brundtland Nosso Futuro Comum. O segundo foi a própria realização da Rio-92, na qual surgiram acordos que representaram o inicio da aplicação política da Comissão Brundtland de 1987. O estudo fundamenta-se no conceito de desenvolvimento sustentável, o qual oportuniza entender que os crescimentos econômicos, populacionais e tecnológicos não podem atender às demandas imediatas sem observar qual será o impacto para as gerações futuras e o meio ambiente. Assim, aqui é proposta uma alternativa que envolva o mercado, o governo e as organizações não-governamentais no mesmo objetivo: a conservação da vida e do meio ambiente. Ao se observar o crescimento do lixo urbano, percebe-se, por um lado, que o lixo conta com uma quantidade significativa de riquezas que nem sempre são aproveitáveis, e, por outro lado, verifica-se a escassez de recursos naturais. Segundo a Agenda 21 (ONU, 1993, p. 29), aproximadamente 5,2 milhões incluindo 4 milhões de crianças morrem por ano devido a doenças relacionadas com o lixo urbano. Metade da população urbana nos países em desenvolvimento não tem serviços de coleta seletiva de lixo. Globalmente, o volume de lixo municipal produzido deve dobrar antes de 2025. O Impacto do Lixo Urbano no Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis Caso do Concreto DI (deformável e isolante) estuda o lixo urbano (pneu inservível) como fonte de recursos para reuso no desenvolvimento de um novo produto, que age na recuperação e conservação do meio ambiente, atuando de forma não poluidora no reaproveitamento de materiais em estágio de descarte, minimizando a ocorrência de acúmulo de pneus inservíveis em aterros sanitários e terrenos baldios.