Marketing de relacionamento como estratégia na obtenção de vantagem competitiva nas empresas : uma pesquisa exploratória

Neste trabalho busca observar as constantes modificações no cenário empresarial, sobretudo nos últimos anos. Dar-se um foco na importância do relacionamento no âmbito de um cenário empresarial do século XXI. Será abordada inicialmente a formação econômica das nações, e depois chegarmos no surgimento...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Tarelho, Fabricio Martinez lattes
Orientador/a: Akabane, Getulio Kazue lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Católica de Santos
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Department: Organização e gestão
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/531
Citação:TARELHO, Fabricio Martinez. Marketing de relacionamento como estratégia na obtenção de vantagem competitiva nas empresas : uma pesquisa exploratória. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Resumo Português:Neste trabalho busca observar as constantes modificações no cenário empresarial, sobretudo nos últimos anos. Dar-se um foco na importância do relacionamento no âmbito de um cenário empresarial do século XXI. Será abordada inicialmente a formação econômica das nações, e depois chegarmos no surgimento do marketing tradicional, estudando suas transformações, efetuando comparações entre o marketing transacional e o marketing de relacionamento. Salientam-se com profundidade os conceitos, aplicações estratégicas da vantagem competitiva nas empresas, para atingir a era do relacionamento, onde o cliente é o foco principal das empresas. Chega-se assim na estratégia de CRM, onde o trabalho abordará as dificuldades de implantação e também os agentes que dão sustentação a estratégia.