Marketing de relacionamento - uma ferramenta para as instituições de ensino superior : estudo sobre portal institucional

As mudanças na educação superior no Brasil ao longo do tempo, especialmente a expansão de cursos e Universidades, fizeram com que as Instituições buscassem novas estratégias para a conquista e fidelização dos clientes. Esta dissertação tem como objetivo verificar o papel do Portal na Internet numa r...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Penteado, Marcus Teixeira lattes
Orientador/a: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Católica de Santos
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Department: Organização e gestão
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/455
Citação:PENTEADO, Marcus Teixeira. Marketing de relacionamento - uma ferramenta para as instituições de ensino superior : estudo sobre portal institucional. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Resumo Português:As mudanças na educação superior no Brasil ao longo do tempo, especialmente a expansão de cursos e Universidades, fizeram com que as Instituições buscassem novas estratégias para a conquista e fidelização dos clientes. Esta dissertação tem como objetivo verificar o papel do Portal na Internet numa relevância institucional refletida no processo de captação e retenção de alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e adotou um procedimento de pesquisa-ação dentro do que se pode considerar, pelas suas características de operacionalização, de um estudo de caso. Realizado com alunos matriculados em cursos de graduação da Universidade Santa Cecília em Santos/SP, teve como principal objetivo específico investigar em qual nível da escala Likert do modelo teórico escolhido como referência à construção de Portais na Internet se encontra o Portal desta Universidade. Os resultados do estudo demonstram o forte papel do Portal e foi possível, selecionar atributos que fazem a diferença na sua construção, especificamente os voltados para a área educacional, entretanto, como se trata de uma pesquisa qualitativa, estes resultados não podem ser aceitos de forma conclusiva, mas sim como um ponto de partida para próximos estudos mais aprofundados.