As características empreendedoras dos gestores das empresas incubadas de Praia Grande

O presente trabalho busca analisar as características dos gestores das empresas incubadas de Praia Grande, por meio de uma série de procedimentos utilizados para definir o comportamento empreendedor. Também buscou a valorização da cultura empreendedora, observando-se o contexto local, as característ...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2006
Main Author: Nanni, Henrique Cesar lattes
Orientador/a: Akabane, Getulio Kazue lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Católica de Santos
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Department: Organização e gestão
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/452
Citação:NANNI, Henrique Cesar. As características empreendedoras dos gestores das empresas incubadas de Praia Grande. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Resumo Português:O presente trabalho busca analisar as características dos gestores das empresas incubadas de Praia Grande, por meio de uma série de procedimentos utilizados para definir o comportamento empreendedor. Também buscou a valorização da cultura empreendedora, observando-se o contexto local, as características comuns, as técnicas utilizadas e os resultados alcançados. Como objetivo específico aspira-se levantar dados sobre o perfil empreendedor dos gestores dessas empresas, verificando até que ponto e em que grau as características e comportamentos empreendedores influenciaram na trajetória da organização, comparando os comportamentos empreendedores exercidos pelos gestores em relação aos citados pelos pesquisadores do assunto abordados na revisão bibliográfica, através de questionários com perguntas fechadas. Os resultados da pesquisa de campo permitem a observação da correlação entre a teoria e a prática nos casos estudados, respeitando-se as várias diferenças regionais e culturais. Espera-se, com este estudo, trazer uma contribuição dessa realidade de formação da cultura empreendedora, procurando firmar uma relação entre o saber e a prática vivenciada, oferecendo oportunidade para que as empresas incubadas possam ser agentes ativas de transformação.