?O segredo de uma fam?lia feliz?: representa??es sobre fam?lia entre as Testemunhas de Jeov? em Santo Estev?o/Ba (1970-2001)

The present study analyzes the representations of family among Jehovah's Witnesses in the city of St. Stephen, Bahia, located between the hinterland and Rec?ncavo, 40 km from Feira de Santana, from 1970 to 2001. The time frame of the research is related the beginning of the proselytizing activi...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Bastos, Camila No?mia Rener Santos lattes
Orientador/a: Silva, Elizete da
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Estadual de Feira de Santana
Programa: Mestrado Acad?mico em Hist?ria
Department: DEPARTAMENTO DE CI?NCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://localhost:8080/tede/handle/tede/145
Citação:BASTOS, Camila No?mia Rener Santos. ?O segredo de uma fam?lia feliz?: representa??es sobre fam?lia entre as Testemunhas de Jeov? em Santo Estev?o/Ba (1970-2001). 2014.196 f. Disserta??o (Mestrado Acad?mico em Hist?ria)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
Resumo Português:Este trabalho tem como objetivo analisar as representa??es sobre fam?lia entre as Testemunhas de Jeov? na cidade de Santo Estev?o, Bahia, localizada entre o sert?o e o rec?ncavo, a 40 km de Feira de Santana, entre 1970 a 2001. O recorte temporal da pesquisa est? relacionado ao come?o das atividades proselitistas do grupo e termina com a constru??o do Sal?o do Reino na Avenida Teixeira de Freitas, numa das principais avenidas da cidade. O trabalho se prop?s a analisar as tens?es e disputas de poder no campo religioso santo-estevense, causadas pela inser??o de um novo grupo, principalmente pela forte influencia do catolicismo na sociedade desta cidade. As principais doutrinas do grupo, o car?ter milenarista, a constru??o da identidade do fiel e de uma nova vis?o de mundo pautadas sobre as ideias das Testemunhas de Jeov? tamb?m s?o discutidas nesta disserta??o. Analisamos tamb?m o discurso androc?ntrico presente entre as Testemunhas de Jeov?, centrado na B?blia, com pap?is de g?nero bem definidos e diferencia??es que se manifestam na hierarquia eclesi?stica do grupo, pois as mulheres n?o exercem cargos, apesar da forte atua??o das mesmas no proselitismo e nas atividades internas do Sal?o, com assist?ncia ?s reuni?es, limpeza, entre outras. Na fam?lia, as desigualdades entre os sexos tamb?m se fazem presentes, pois o homem ? o chefe da fam?lia, ?a cabe?a? e a mulher, sua auxiliadora, submissa a ele. Este ? o modelo de fam?lia que as Testemunhas de Jeov? se prop?em, que visa a constru??o de habitus. No entanto, entre o discurso e a pr?tica existem as viv?ncias e experi?ncias dos sujeitos que se apropriam desse discurso.
Resumo inglês:The present study analyzes the representations of family among Jehovah's Witnesses in the city of St. Stephen, Bahia, located between the hinterland and Rec?ncavo, 40 km from Feira de Santana, from 1970 to 2001. The time frame of the research is related the beginning of the proselytizing activities of the group and ends with the construction of Kingdom Hall Avenue Teixeira de Freitas, one of the main avenues of the city. The study aimed to examine the tensions and power struggles in the holy - estevense religious field , caused by the insertion of a new group , especially for the strong influence of Catholicism in society of this city. The main tenets of the group , the millenarian character, identity building of the faithful and a new world view guided on the ideas of Jehovah's Witnesses are also discussed in this dissertation. We also analyzed the present among Jehovah's Witnesses , Bible -centered , with well-defined gender roles and differences that manifest in the ecclesiastical hierarchy of the group androcentric discourse, since women do not hold jobs, despite the strong performance of proselytism and in the same Hall of internal activities, such as attending meetings, cleaning, among others. In the family, gender inequalities are also present, because the man is the head of the family, " head " and the woman, her helper, submissive to him. This is the model family that Jehovah's Witnesses are intended to represented by them, which involves the construction of habitus. However, between discourse and practice are the experiences and experiences of individuals who appropriate this discourse.