Constru??o participativa de uma matriz de indicadores para avalia??o de programas ou projetos de educa??o ambiental aplicados a gest?o de res?duos s?lidos

Still modest efforts in the sense of constructing indicators to evaluate Environmental Education actions (EE) applied to sanitation have emerged with considerable frequency in the last decade. However, the low effectiveness of such actions signal the weaknesses of evaluation processes which, if any,...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Magalh?es, Pollyana da Silva de lattes
Orientador/a: Dias, Sandra Maria Furiam
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Estadual de Feira de Santana
Programa: Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental
Department: DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1136
Citação:MAGALH?ES, Pollyana da Silva de. Constru??o participativa de uma matriz de indicadores para avalia??o de programas ou projetos de educa??o ambiental aplicados a gest?o de res?duos s?lidos. 2011. 256 f. Disserta??o (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2011.
Resumo Português:Esfor?os ainda t?midos no sentido de construir indicadores para avaliar a??es de Educa??o Ambiental (EA) aplicadas ao saneamento t?m surgido com consider?vel frequ?ncia na ?ltima d?cada. No entanto, a baixa efetividade de tais a??es sinaliza as fragilidades de processos avaliat?rios que, quando existem, na maioria das vezes, t?m adotado desenhos metodol?gicos pouco participativos e priorizado elementos quantitativos para, quase sempre, atenderem ?s exig?ncias burocr?ticas de ?rg?os financiadores, em detrimento do aprendizado coletivo. Nessa perspectiva, a avalia??o de programas/projetos socioambientais compromete seu car?ter pol?tico e sua ess?ncia pedag?gica para caminhar na superficialidade de abordagem, implicando no descr?dito e/ou abandono dessa pr?tica. O objetivo geral desse estudo foi construir partipativamente uma matriz de indicadores para avaliar programas/projetos de EA aplicados a gest?o de res?duos s?lidos. Com o intuito de minimizar reducionismos de abordagens tanto te?ricas quanto metodol?gicas, foram conjugados fundamentos e pressupostos te?ricos com emp?ricos, vivenciados no processo participativo de avalia??o do Programa de Educa??o Ambiental para Gest?o de Res?duos S?lidos (PEAGRS) do munic?pio de Santo Estev?o-BA. Essa investiga??o foi dividida em quatro etapas: (i) Constru??o da Matriz de Indicadores preliminar; (ii) Valida??o externa; (iii) Aplica??o da Matriz de Indicadores no PEAGRS e (iv) Valida??o Interna. A metodologia de abordagem qualitativa pautou-se em estrat?gias participativas nas quais foram conjugados os fundamentos te?ricos e os marcos legais das ?reas de EA, do saneamento e da avalia??o de programas/projetos com t?cnicas que permitissem a compreens?o dos interesses e percep??es dos envolvidos em tais programas/projetos. Construiu-se uma matriz estruturada em sete dimens?es (social, pol?tica, educacional, cultural, ambiental, econ?mica, organiza??o do espa?o de di?logo) e 21 indicadores com suas respectivas perguntas norteadoras, descritores e meios de verifica??o, validados externamente por 11 especialistas em EA e saneamento a partir do m?todo Delphi. Tal matriz foi aplicada ao PEAGRS e validada internamente por seus atores sociais. O processo participativo de constru??o da matriz foi fundamental n?o s? para a estrutura??o do instrumento de avalia??o proposto como tamb?m para o amadurecimento do grupo de avaliadores, j? que o car?ter eminentemente pedag?gico e pol?tico da avalia??o contribui para o empoderamento dos atores.
Resumo inglês:Still modest efforts in the sense of constructing indicators to evaluate Environmental Education actions (EE) applied to sanitation have emerged with considerable frequency in the last decade. However, the low effectiveness of such actions signal the weaknesses of evaluation processes which, if any, most of the times, have adopted little participatory methodological designs and prioritized quantitative elements in order to meet almost always the bureaucratic requirements of funding agencies, rather than the collective learning. From this perspective, the evaluation of social environmental programs or projects jeopardizes its political character and its pedagogical essence to walk on the approach superficiality, which implies distrust or even abandonment of this practice. The present study had as its general objective a participatory matrix construction of indicators to evaluate programs and /or projects of EE applied to solid waste management. In order to minimize reductionism of both theoretical and methodological approaches, theoretical foundations were combined with empirical ones, experienced in the participatory process of evaluating the Environmental Education Program for Solid Waste Management (EEPSWM) of Santo Estev?o-BA. To this end, this investigation was divided into four major steps: (i) Matrix Construction of preliminary indicators, (ii) External validation (iii) Matrix Application of Indicators EEPSWM and (iv) Internal Validation. The qualitative approach methodology was based on participatory strategies for the construction of indicators in which theoretical grounds and legal frameworks from the areas of EE, sanitation and evaluation of programs / projects were combined with techniques that allowed the understanding of interests and perceptions of the actors involved in such programs and/or projects could be known. Thus, a matrix was built in seven dimensions (social, political, educational, cultural, environmental, economic, organization of dialog space) and 21 indicators with their respective guiding questions, descriptors and means of verification, externally validated by 11 EE and sanitation area experts from the Delphi method. Such matrix was applied to PEAGRS and internally validated by its social actors. The participatory process of matrix construction was crucial not only to structure the proposed assessment tool but also to the group evaluator maturing, as the eminently pedagogical and political assessment contributes to the actors? empowerment.