A PRESENÇA DA MÍDIA NO COTIDIANO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS EM PONTA GROSSA/PR: possíveis relações de apropriação da produção midiática na agricultura familiar 2007

This study has as objective to verify if the familiar farmings of Ponta Grossa (Pr) use the means of mass communication as a tool when searching for useful information for their productive activities. In this way, it has been made interviews using research forms with 60 producers from small rural co...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Oliveira, João Carlos Dias de lattes
Orientador/a: Gadini, Sérgio Luis lattes
Banca: Cunha, Luiz Alexandre Gonçalves lattes, Felippi, Angela Cristina Trevisan lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Department: Sociedade, Direito e Cidadania
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/233
Citação:OLIVEIRA, João Carlos Dias de. A PRESENÇA DA MÍDIA NO COTIDIANO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS EM PONTA GROSSA/PR: possíveis relações de apropriação da produção midiática na agricultura familiar 2007. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2007.
Resumo Português:A presente dissertação tem como objetivo verificar se o agricultor familiar pontagrossense utiliza os meios de comunicação de massa como uma ferramenta na busca de informações que sejam úteis para a atividade produtiva. Para tanto, foram feitas entrevistas através de formulários de pesquisa com 60 pequenos produtores que se enquadram nas características conceituais de agricultura familiar. Como o objeto de estudo se encontra nas relações entre os canais de mídia e o produtor, também foram analisadas produções voltadas para a comunicação rural em rádio, jornais e televisão, além de mais uma pesquisa, via formulário, junto às emissoras de rádio de Ponta Grossa. A metodologia utilizada foi do levantamento empírico quantitativo e qualitativo, além de pesquisas documentais e entrevistas orais. As reflexões teóricas são sustentadas por autores que discutem a comunicação, a partir da sua importância e as relações entre emissão e recepção das mensagens midiáticas. As perspectivas levantadas no estudo geral apontam para a importância da comunicação mediada dentro dos processos sociais. A fundamentação particular apresenta uma análise crítica da produção dos canais para o meio rural e um entendimento de quem é o público receptor de tais mensagens. Para melhor conhecimento do objeto de estudo, pesquisas bibliográficas apresentam a formação histórica, a conjuntura atual e a conceituação do agricultor familiar, tanto em termos nacionais como no caráter particular do município. Ao final do trabalho foi possível constatar que o público estudado tem acesso aos principais canais midiáticos e conhecimento das formas mais populares de produção para o meio. No entanto, não é prática corrente entre eles o uso da mídia como uma ferramenta dentro da atividade rural.
Resumo inglês:This study has as objective to verify if the familiar farmings of Ponta Grossa (Pr) use the means of mass communication as a tool when searching for useful information for their productive activities. In this way, it has been made interviews using research forms with 60 producers from small rural communities that fit in the conceptual characteristics of familiar agriculture. As the object of the study is inserted in the relationship between the media chanells and the producer, were also analyzed productions related to rural communication by radio, newspaper, and television, besides a poll, using forms with radio stations in Ponta Grossa. The methodology used was the quantitative and qualitative empirical investigation, and also documental researches and oral interviews. Theoretical reflections are supported by authors that discuss the communication, from its importance and its relationships between emission and reception of the media messages. The perspectives in the general study pointed out the importance of the communication that takes place into the social processes. The particular basis presents a critical analyzes of the production of the channels directed at rural places and an understanding of the audience that receives the messages. For a better knowledge of the object of the study, the bibliographic researches presents a historical formation, a present conjuncture and a conception of familiar agriculture, either as in national terms as in a particular character of the county. The results certify that the studied public has access to the main media channels and knows about the most popular forms of production in this field. Nevertheless, the use of media as a tool in their rural activity is not a current practice between them.