O COTIDIANO DA EQUIPE PROFISSIONAL DO CENTRO MUNICIPAL DE APOIO ESPECIALIZADO – CEMAE DE TELÊMACO BORBA – PR: A RELAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

This research has as object of study "The daily work experienced by professionals in the Municipal Center for Specialized Support - CEMAE of Telêmaco Borba - PR, in the context of inclusive education policy, considering the relation between the multidisciplinarity and interdisciplinarity, its t...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Pedroso, Jucelene Mendes Valério lattes
Orientador/a: Bourgiugnon, Jussara Ayres lattes
Co-advisor: Cordova, Maria Julieta Weber lattes
Banca: Fujinaga, Cristina Ide lattes, Antunes, Alfredo Cesar lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Department: Sociedade, Direito e Cidadania
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/217
Citação:PEDROSO, Jucelene Mendes Valério. O COTIDIANO DA EQUIPE PROFISSIONAL DO CENTRO MUNICIPAL DE APOIO ESPECIALIZADO – CEMAE DE TELÊMACO BORBA – PR: A RELAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
Resumo Português:Esta pesquisa tem como objeto de estudo “O cotidiano profissional vivenciado pelos profissionais do Centro Municipal de Apoio Especializado – CEMAE, de Telêmaco Borba - PR, no contexto da política educacional inclusiva, considerando a relação estabelecida entre a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, suas tensões e possibilidades, delimitadas entre os anos de 2005 a 2012”. Tem se como objetivo geral analisar como se deu no cotidiano profissional a relação entre a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, a partir da experiência da equipe do CEMAE no contexto da educação inclusiva no município de Telêmaco Borba - PR. A pesquisa é de cunho qualitativo e se desenvolveu utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista individual, análise de conteúdo no formato temático-categorial. Os sujeitos participantes foram profissionais da equipe do CEMAE (Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Fonoaudiólogo), sendo que os depoimentos foram colhidos a partir de um roteiro semiestruturado, com questões abertas e fechadas, caracterizado por oito perguntas que giravam em torno da experiência profissional de cada um. O processo de investigação possibilitou levantar seis categorias de análise do material empírico, sendo: experiência da equipe; especificidade do trabalho do profissional nessa equipe; desafios presentes na experiência dos profissionais do CEMAE; tensões e impasses no processo de superação do multidisciplinar para o interdisciplinar; relevância social da experiência da equipe no CEMAE; compreensão da prática interdisciplinar. Diante do exposto, este trabalho ficou organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo intitulado “Estado e políticas públicas: a educação no contexto brasileiro”; o segundo capítulo denominado “Política Pública de Educação Brasileira e Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”; o terceiro capítulo “Cotidiano e interdisciplinaridade: elementos contextuais para compreensão do processo interdisciplinar”; por fim, o quarto capítulo “O cotidiano da equipe interdisciplinar do Centro Municipal de Apoio Especializado de Telêmaco Borba –PR: a experiência nos anos de 2005 a 2012”. Assim, concluiu-se que a equipe reconhece a interdisciplinaridade como diretriz do trabalho voltado para a inclusão educacional, ao mesmo tempo em aponta para a necessidade de ultrapassar as barreiras cotidianas no trabalho que geram fragmentação das suas ações e dos seus objetivos.
Resumo inglês:This research has as object of study "The daily work experienced by professionals in the Municipal Center for Specialized Support - CEMAE of Telêmaco Borba - PR, in the context of inclusive education policy, considering the relation between the multidisciplinarity and interdisciplinarity, its tensions and possibilities, bounded through the years 2005-2012. It has as the main objective to analyze how it was in the daily work the relationship between multidisciplinarity and interdisciplinarity, from CEMAE team experience in the context of inclusive education in the municipality of Telemaco Borba - PR. The research is based on a qualitative approach and developed using the following methodological instruments: literature, documentary research, individual interviews, and content analysis in the thematic-categorical format. The participants were team members of CEMAE (Social Worker, Psychologist, Educator, speech therapist), and the testimonials were collected from a semi-structured script with open and closed questions, characterized by eight questions that were about the work experience from each other. The process of investigation led it to raise six categories of analysis of empirical material, being: experience of the team; specificity of professional work on this team; challenges present in the experience of CEMAE professionals; tensions and dilemmas in overcoming multidisciplinary process for interdisciplinarity; social relevance of the team's experience in CEMAE; understanding of interdisciplinarity practice. Given the above, this paper was organized in four chapters: the first chapter entitled "State and public policies: education in the Brazilian context"; the second chapter called "Public Policy Brazilian Education and Special Education in the Perspective of Inclusive Education"; the third chapter "Daily work and interdisciplinarity: contextual elements for understanding the interdisciplinarity process"; Finally, the fourth chapter "The daily work of the interdisciplinarity team of Municipal Support Center Specializing in Telêmaco Borba - PR: experience in the years 2005-2012". Thus, it is concluded that the staff recognizes the interdisciplinarity work as a guideline focused on educational inclusion, while points to the need to overcome barriers in the daily work that generate fragmentation of their actions and their objectives.