A “ERA PELLANDA” EM TRÊS ATOS: A DIOCESE DE PONTA GROSSA-PR. DURANTE O EPISCOPADO DE DOM GERALDO MICHELETTO PELLANDA (1962-1979)

The present study sought to understand the positioning of the Diocese of Ponta Grossa-PR before the changes provided by the Second Vatican Council, which discussed the integration of the Catholic Church to modernity, the appreciation of the particular churchand lay participation. In the city of Pont...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Nascimento, Siderlei lattes
Orientador/a: Barros, Solange Aparecida Barbosa de Moraes lattes
Co-advisor: Zulian, Rosângela Wosiack lattes
Banca: Silva, Edson Armando lattes, Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Department: Sociedade, Direito e Cidadania
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/322
Citação:NASCIMENTO, Siderlei. A “ERA PELLANDA” EM TRÊS ATOS: A DIOCESE DE PONTA GROSSA-PR. DURANTE O EPISCOPADO DE DOM GERALDO MICHELETTO PELLANDA (1962-1979). 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
Resumo Português:O presente trabalho buscou compreender o posicionamento da Diocese de Ponta Grossa-PR diante das transformações proporcionadas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, que discutiu a integração da igreja católica à modernidade, a valorização da igreja particular e a participação leiga. Na Cidade de Ponta Grossa-PR., sede diocesana, observou-se a materialização do Plano de Pastoral para o biênio de 1978/1979, que visava à formação de Comunidades Eclesiais de Base, as quais se comprometiam, com a evangelização libertadora e transformadora das estruturas sociais. Entretanto, ao se articular as narrativas orais de sujeitos históricos que vivenciaram o período, em diversos cenários sociais da diocese, aferimos as restrições do bispo diocesano em relação aos movimentos sociais da igreja, em relação à participação dos membros da igreja nos assuntos da política local, e na opção preferencial pelos pobres. De tal discussão, conclui-se que a materialização do referido plano de pastoral foi efetivada, mais como instrumento de legitimação do poder do especialista do campo religioso, do que para a igreja católica ligada aos movimentos sociais.
Resumo inglês:The present study sought to understand the positioning of the Diocese of Ponta Grossa-PR before the changes provided by the Second Vatican Council, which discussed the integration of the Catholic Church to modernity, the appreciation of the particular churchand lay participation. In the city of Ponta Grossa-PR., Diocesan seat, there was the embodiment of the Pastoral Plan for the 1978/1979 biennium, aimed at the formation of Basic Ecclesial Communities, which undertook, with the evangelization liberating and transformative social structures. However, when oral narratives articulate individuals who experienced the historical period, in various social settings of the diocese, we measurethe constraints of the diocesan bishop with regard to the social movements of the church in relation to the participation of church members on issues of local politics , and the preferential option for the poor. From this discussion, we conclude that the materialization of this pastoral plan was effective, more as an instrument of legitimation of the power of the religious specialist, than to the Catholic church linked to social movements.