O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS E DISCURSOS: O CASO DOS PROFISSIONAIS DE PONTA GROSSA – PARANÁ

This study aims to understand the meanings of citizenship and democracy for the professionals working in the Second Half Program in the city of Ponta Grossa - Paraná. To achieve this goal at first was necessary to recover the concepts of citizenship and democracy. The discussion on public policy is...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Sousa, Diego Petyk de lattes
Orientador/a: Antunes, Alfredo Cesar lattes
Banca: Mezzadri, Fernando Marinho lattes, Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Department: Sociedade, Direito e Cidadania
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/236
Citação:SOUSA, Diego Petyk de. O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS E DISCURSOS: O CASO DOS PROFISSIONAIS DE PONTA GROSSA – PARANÁ. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
Resumo Português:O presente trabalho tem por objetivo compreender os significados de cidadania e democracia para os profissionais atuantes no Programa Segundo Tempo na cidade de Ponta Grossa – Paraná. Para alcançar tal objetivo em um primeiro momento foi necessário recuperar os conceitos de Cidadania e Democracia. A discussão sobre políticas públicas (public policy) é fundamental na necessidade em avaliar o Programa Segundo Tempo, que visa à efetivação do direito ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Assim, a utilização do ciclo de política pública (policy cycle) é justificável na tentativa de avaliar o processo de implementação do Programa Segundo Tempo na cidade de Ponta Grossa. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e a metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para a realização desse trabalho adotou-se uma perspectiva interdisciplinar, entendida por Munhoz e Oliveira Junior (2009) como diálogo entre disciplinas distintas, visando à construção de caminhos teóricos e metodológicos para o problema proposto. Com isso, a possibilidade de trocas e diálogos nesse trabalho apresentam-se as seguintes disciplinas: Ciência Política, Educação Física, Linguística, Serviço Social e Sociologia. Os dados dessa pesquisa foram divididos em dois blocos. O primeiro consiste na exposição dos dados documentais sobre o Programa Segundo Tempo. A forma de organização e exposição dos dados está vinculada ao ciclo de políticas públicas. Na avaliação e análise do Programa Segundo Tempo, recorre-se aos critérios e indicadores de Boschetti (2009). O segundo bloco foi composto por meio de questionário distribuídos em seis localidades selecionadas. Ao todo 30 questionários foram entregues aos profissionais que desenvolviam atividades no programa. Somente 16 questionários foram devolvidos, totalizando assim uma amostra de 53,33% do percentual total. Chegou-se a seguintes considerações após a análise dos dados. Na análise de conteúdo dos documentos do PST sobre os conceitos de cidadania e democracia, fica evidente a falta de um conceito ou concepção nos documentos. Com base nos documentos analisados do programa, não fica evidente a relação dos programas/projetos sociais como ferramenta de controle social de populações marginalizadas, como evidenciada pela corrente crítica em Souza et al. (2010). Porém, os documentos ainda demonstram fragilidades no que diz respeito ao entendimento dos conceitos de cidadania e democracia para o programa. Na análise das respostas dos profissionais pesquisados pode-se evidenciar tensões entre as respostas dos profissionais e os documentos norteadores do programa.
Resumo inglês:This study aims to understand the meanings of citizenship and democracy for the professionals working in the Second Half Program in the city of Ponta Grossa - Paraná. To achieve this goal at first was necessary to recover the concepts of citizenship and democracy. The discussion on public policy is essential in the need to assess the Second Half Program, which aims at the realization of the right to sport for children and adolescents in situations of social vulnerability. Thus, the use of the policy cycle is justified in trying to assess the implementation process of the Second Half Program in the city of Ponta Grossa. This research is qualitative and the methodology used was the case study. To carry out this work we adopted an interdisciplinary perspective, understood by Munhoz and Oliveira Junior (2009) and dialogue between different disciplines, aimed at the construction of theoretical and methodological approaches to the proposed problem. Thus, the possibility of exchanges and dialogues in this work we present the following disciplines: Political Science, Physical Education, Linguistics, Social Work and Sociology. The data from this study were divided into two blocks. The first is the exhibition of documentary data about the Second Half Program. The form of organization and data exposure is linked to the public policy cycle. The evaluation and analysis of the Second Half Program, it resorts to criteria and indicators Boschetti (2009). The second block were collected through a questionnaire distributed in six selected locations. Altogether 30 questionnaires were given to professionals who developed activities in the program. Only 16 questionnaires were returned, so totalizing 53.33% of the total percentage. We were reached following considerations after the data analysis. In the content analysis of PST documents on the concepts of citizenship and democracy, it is evident the lack of a concept or design in the documents. Based on the analysis of the program documents, it is not clear the relationship of social programs / projects such as social control tool marginalized populations, as evidenced by the critical current in Souza et al. (2010). However, the documents still show weaknesses with regard to understanding the concepts of citizenship and democratic for the program. In the analysis of the responses of surveyed professionals can highlight tensions between the responses of professionals and the guiding documents of the program.