Acesso e permanência: aprovação/reprovação dos alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

A presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar os múltiplos determinantes propulsores da reprovação dos alunos dos 1 e 2 períodos dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio em Química e Controle Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/campu...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Elizabeth Marçal da Crus lattes
Orientador/a: Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco lattes
Banca: Marise Nogueira Ramos lattes, Mônica Maria Torres de Alencar lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8385
Resumo Português:A presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar os múltiplos determinantes propulsores da reprovação dos alunos dos 1 e 2 períodos dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio em Química e Controle Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/campus Nilópolis. Não cabe nesse estudo dar conta de todos os determinantes, por que são muitos e, é inalcançável exauri-los, mas, refletir sobre os que mais respondem sobre a reprovação. O Ensino Médio e a Educação Profissional possuem centralidade neste trabalho justamente pela relação dual e dicotômica entre trabalho e educação no sistema capitalista e assunção da educação pelo Estado. É intenção de o trabalho discutir até que ponto o IFRJ na intencionalidade da educação que ministra vai em direção da transformação ou conformação social. A discussão dos dados realizou-se num movimento constante entre as partes e o todo, ou seja, sem ponto absoluto de partida ou de chegada. Para realizar a pesquisa foram utilizados questionário e entrevista semi-estruturados aplicados com os alunos do 1 e 2 períodos dos cursos, com os professores que ministram aulas nestes períodos, coordenadores dos cursos de Química e Controle Ambiental, os dirigentes da direção de ensino sistêmica e do campus e a Coordenação Técnico-Pedagógica. O roteiro do questionário e da entrevista teve como eixo central levantar os principais fatores apontados pelos pesquisados que direta/indiretamente conduzem a reprovação. As principais conclusões apontam para a individuação e culpabilização da reprovação, a externalização do fenômeno, a filosofia institucional liberdade com responsabilidade e a estrutura administrativa e pedagógica.
Resumo inglês:The present Masters dissertation has the goal of analysing the multiple variables that determine the retention of students who are in the 1st and 2nd semesters of the Chemistry and Environmental Control Technical Course Integrated with High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology, located in Rio de Janeiro/Nilopolis campus. The goal of this study is not to analayze all the variables that contribute to students retention; because such variables are numerous, it would be impossible to analize all of them. Instead, this study aims to reflect about the variables that are most responsible for students retention. The High School and the Professional Education have centralized their efforts in this analysis because of the duo and dichotomic relationship between work and education in the capitalist system, and the ascension of education by the State. The intention of this study is to discuss up to what point the IFRJ, in the intentionality of the education it provides, goes on the direction of transformation or social conformity. The discussion of the data took place in a constant movement between the parts and the whole, this is, without any absolute finish or start points. This research was conducted using questionnaires and semi-structured interviews with students from the 1st and 2nd semesters of the courses. These questionnaires/interviews were administered during the class period by the teachers who taught them, by the coordenators of the Chemistry and Environmental Control courses, by the directors of campus and systemic learning, and by the Technical-Pedagogic coordenation. The script of the questionaires and interviews had the central goal of finding out the most important factors pointed out by the interviewees as direct/indirect contributors to retention. The most important conclusions indicate an individualization and blaming of retention, externalization of the phenomenon, the instutional philosophy freedom with responsibility, and the administrative and pedagogic structure.