Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime

A proposta do trabalho é investigar a música e sua centralidade nos rituais do Santo Daime ligados ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), fundado na década de 1970. A metodologia utilizada é a observação participante nos trabalhos de hinário, presenciados nas i...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Lucas Kastrup Fonseca Rehen lattes
Orientador/a: Maria Claudia Pereira Coelho lattes
Co-advisor: Sandra Maria Corrêa de Sá Carneiro lattes
Banca: Claudia Barcellos Rezende lattes, Rachel Aisengart Menezes lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5787
Resumo Português:A proposta do trabalho é investigar a música e sua centralidade nos rituais do Santo Daime ligados ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), fundado na década de 1970. A metodologia utilizada é a observação participante nos trabalhos de hinário, presenciados nas igrejas cariocas Céu do Mar e Jardim Praia da Beira-Mar e do conjunto de dez entrevistas em profundidade. Além de um capítulo da descrição do campo e outro com a revisão bibliográfica da literatura antropológica do Santo Daime, a dissertação conta com três capítulos de análise. O primeiro deles é aberto com a revisão de estudos da etnomusicologia para então abordar o ritual de hinário e a relação entre tempo e música na orientação de tarefas específicas durante as cerimônias; o que constrói entre outras coisas, uma nova concepção de realidade devido aos aspectos poético-musicais aliados ao contexto psicotrópico e ritualístico como um todo. No capítulo seguinte se discute a interpretação nativa que descreve a gênese dos hinos religiosos como um recebimento e suas especificidades, contrapostas a uma idéia de composição musical. As falas do grupo sobre a natureza dos pensamentos, sentimentos e a subjetividade, refletem-se nas noções de sagrado e nas diferenciações hierárquicas nos salões das igrejas daimistas, utilizando o conceito de micropolítica dos sentimentos o dialogo é construído desta vez com os estudos da antropologia das emoções. O terceiro capítulo da análise está voltado para uma discussão sobre as situações que envolvem a oferta de hinos em um complexo circuito de dádivas, quando o daimista presenteia outro membro do grupo por intermédio de canções religiosas, ligando o mundo dos espíritos e os homens pelo ato do presentear. Esta etapa do trabalho também é precedida por uma revisão da literatura antropológica, voltada para estudos clássicos sobre a dádiva, destacando-se a discussão da troca como uma gramática. Todas as fases da análise são introduzidas por revisões teóricas e, da forma como o trabalho está estruturado, os temas abordados nos capítulos iniciais são continuamente retomados ao longo das discussões. O argumento central da dissertação é construído sobre as seguintes questões: Qual o espaço ocupado pela música na vida diária dos seguidores da religião do Santo Daime e dentro dos rituais? De que maneira essas canções são como pontes de ligação entre as esferas sagrada e profana? Como as músicas orientam a práxis religiosa e as relações entre os crentes? De que forma os hinos religiosos do Santo Daime são capazes de suscitar e expressar sentimentos específicos? E enfim: como música e sentimento se articulam na conformação deste tipo de experiência religiosa?
Resumo inglês:The purpose of this study is to investigate the music and its centrality in the Santo Daime rituals connected to the "Eclectic Center of the Fluent Universal Light Raimundo Sierra Irenaeus" (CEFLURIS), founded in the 1970s. The methodology is participant observation in "works of the hymnal," witnessed in the churches of the Sky Rio Mar Beach and Garden Beira-Mar and the whole ten in-depth interviews. In a chapter describing the field and another with the anthropological literature review of the Santo Daime, the thesis has three chapters of analysis. The first opens with a review of studies of ethnomusicology and then discusses the ritual of "hymn" and the relationship between time and music in the orientation of specific tasks during the ceremonies, which builds among other things, a new conception of "reality" due to the poetic-musical aspects allies psychotropic and ritual context as a whole. The following chapter discusses the native interpretation that describes the genesis of religious hymns as a "receipt" and its specificities, opposed to the idea of "musical composition". The statements of the group on the nature of thoughts, feelings and subjectivity, reflected in the notions of sacred and the hierarchical distinctions in the halls of the Daime churches, using the concept of "micro feelings of" the dialogue is built this time with the studies of anthropology of emotions. The third chapter of the analysis is focused on a discussion of the situations involving the supply of hymns in a complex circuit of gifts, when the Daime presents another member of the group through religious songs, connecting the world of spirits and men by the act the gift. This stage of work is also preceded by a review of anthropological literature, classical studies focused on the donation, especially the discussion of the exchange as a "grammar". All phases of the analysis are introduced by theoretical revisions, and the way work is organized, the topics covered in the initial chapters are continuously taken up during the discussions. The central argument of this dissertation is built on the following questions: What is the space occupied by music in the daily life of followers of the religion of Santo Daime and within the rituals? How do these songs are like bridges linking the sacred and profane spheres? As the songs guide the practice and the relationship between religious believers? How do Santo Daime hymns are able to elicit specific and express feelings? And finally: how music and feelings are articulated in the conformation of this type of religious experience?