Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime

A proposta do trabalho é investigar a música e sua centralidade nos rituais do Santo Daime ligados ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), fundado na década de 1970. A metodologia utilizada é a observação participante nos trabalhos de hinário, presenciados nas i...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2007
Main Author: Lucas Kastrup Fonseca Rehen lattes
Orientador/a: Maria Claudia Pereira Coelho lattes
Co-advisor: Sandra Maria Corrêa de Sá Carneiro lattes
Banca: Claudia Barcellos Rezende lattes, Rachel Aisengart Menezes lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5787
id UERJ_b03e0be7f9ff58c2970e8bcc4b984c29
oai_identifier_str urn:repox.ist.utl.pt:BDTD_UERJ:oai:www.bdtd.uerj.br:3708
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRecebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime Received and offered: the nature of the hymns in the religion of Holy Daime2007-03-22Maria Claudia Pereira Coelhohttp://lattes.cnpq.br/5833738686881006Sandra Maria Corrêa de Sá Carneirohttp://lattes.cnpq.br/7812000653949554Claudia Barcellos Rezendehttp://lattes.cnpq.br/2464920090343673Rachel Aisengart Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3860753416382806http://lattes.cnpq.br/0723813772172561Lucas Kastrup Fonseca RehenUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUERJBRMúsica Sentimentos Religião Dádiva Santo Daime Music Feelings ReligionGift Holy Daime CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA proposta do trabalho é investigar a música e sua centralidade nos rituais do Santo Daime ligados ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), fundado na década de 1970. A metodologia utilizada é a observação participante nos trabalhos de hinário, presenciados nas igrejas cariocas Céu do Mar e Jardim Praia da Beira-Mar e do conjunto de dez entrevistas em profundidade. Além de um capítulo da descrição do campo e outro com a revisão bibliográfica da literatura antropológica do Santo Daime, a dissertação conta com três capítulos de análise. O primeiro deles é aberto com a revisão de estudos da etnomusicologia para então abordar o ritual de hinário e a relação entre tempo e música na orientação de tarefas específicas durante as cerimônias; o que constrói entre outras coisas, uma nova concepção de realidade devido aos aspectos poético-musicais aliados ao contexto psicotrópico e ritualístico como um todo. No capítulo seguinte se discute a interpretação nativa que descreve a gênese dos hinos religiosos como um recebimento e suas especificidades, contrapostas a uma idéia de composição musical. As falas do grupo sobre a natureza dos pensamentos, sentimentos e a subjetividade, refletem-se nas noções de sagrado e nas diferenciações hierárquicas nos salões das igrejas daimistas, utilizando o conceito de micropolítica dos sentimentos o dialogo é construído desta vez com os estudos da antropologia das emoções. O terceiro capítulo da análise está voltado para uma discussão sobre as situações que envolvem a oferta de hinos em um complexo circuito de dádivas, quando o daimista presenteia outro membro do grupo por intermédio de canções religiosas, ligando o mundo dos espíritos e os homens pelo ato do presentear. Esta etapa do trabalho também é precedida por uma revisão da literatura antropológica, voltada para estudos clássicos sobre a dádiva, destacando-se a discussão da troca como uma gramática. Todas as fases da análise são introduzidas por revisões teóricas e, da forma como o trabalho está estruturado, os temas abordados nos capítulos iniciais são continuamente retomados ao longo das discussões. O argumento central da dissertação é construído sobre as seguintes questões: Qual o espaço ocupado pela música na vida diária dos seguidores da religião do Santo Daime e dentro dos rituais? De que maneira essas canções são como pontes de ligação entre as esferas sagrada e profana? Como as músicas orientam a práxis religiosa e as relações entre os crentes? De que forma os hinos religiosos do Santo Daime são capazes de suscitar e expressar sentimentos específicos? E enfim: como música e sentimento se articulam na conformação deste tipo de experiência religiosa? The purpose of this study is to investigate the music and its centrality in the Santo Daime rituals connected to the "Eclectic Center of the Fluent Universal Light Raimundo Sierra Irenaeus" (CEFLURIS), founded in the 1970s. The methodology is participant observation in "works of the hymnal," witnessed in the churches of the Sky Rio Mar Beach and Garden Beira-Mar and the whole ten in-depth interviews. In a chapter describing the field and another with the anthropological literature review of the Santo Daime, the thesis has three chapters of analysis. The first opens with a review of studies of ethnomusicology and then discusses the ritual of "hymn" and the relationship between time and music in the orientation of specific tasks during the ceremonies, which builds among other things, a new conception of "reality" due to the poetic-musical aspects allies psychotropic and ritual context as a whole. The following chapter discusses the native interpretation that describes the genesis of religious hymns as a "receipt" and its specificities, opposed to the idea of "musical composition". The statements of the group on the nature of thoughts, feelings and subjectivity, reflected in the notions of sacred and the hierarchical distinctions in the halls of the Daime churches, using the concept of "micro feelings of" the dialogue is built this time with the studies of anthropology of emotions. The third chapter of the analysis is focused on a discussion of the situations involving the supply of hymns in a complex circuit of gifts, when the Daime presents another member of the group through religious songs, connecting the world of spirits and men by the act the gift. This stage of work is also preceded by a review of anthropological literature, classical studies focused on the donation, especially the discussion of the exchange as a "grammar". All phases of the analysis are introduced by theoretical revisions, and the way work is organized, the topics covered in the initial chapters are continuously taken up during the discussions. The central argument of this dissertation is built on the following questions: What is the space occupied by music in the daily life of followers of the religion of Santo Daime and within the rituals? How do these songs are like bridges linking the sacred and profane spheres? As the songs guide the practice and the relationship between religious believers? How do Santo Daime hymns are able to elicit specific and express feelings? And finally: how music and feelings are articulated in the conformation of this type of religious experience? http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5787application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiroinstacron:UERJ2018-04-24T16:33:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Received and offered: the nature of the hymns in the religion of Holy Daime
title Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
spellingShingle Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
Lucas Kastrup Fonseca Rehen
Música
Sentimentos
Religião
Dádiva
Santo Daime
Music
Feelings
Religion
Gift
Holy Daime
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
title_full Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
title_fullStr Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
title_full_unstemmed Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
title_sort Recebido e ofertado: a natureza dos hinos na religião do Santo Daime
author Lucas Kastrup Fonseca Rehen
author_facet Lucas Kastrup Fonseca Rehen
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Claudia Pereira Coelho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5833738686881006
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sandra Maria Corrêa de Sá Carneiro
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7812000653949554
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Barcellos Rezende
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2464920090343673
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rachel Aisengart Menezes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3860753416382806
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0723813772172561
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas Kastrup Fonseca Rehen
contributor_str_mv Maria Claudia Pereira Coelho
Sandra Maria Corrêa de Sá Carneiro
Claudia Barcellos Rezende
Rachel Aisengart Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Sentimentos
Religião
Dádiva
Santo Daime
topic Música
Sentimentos
Religião
Dádiva
Santo Daime
Music
Feelings
Religion
Gift
Holy Daime
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Feelings
Religion
Gift
Holy Daime
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A proposta do trabalho é investigar a música e sua centralidade nos rituais do Santo Daime ligados ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), fundado na década de 1970. A metodologia utilizada é a observação participante nos trabalhos de hinário, presenciados nas igrejas cariocas Céu do Mar e Jardim Praia da Beira-Mar e do conjunto de dez entrevistas em profundidade. Além de um capítulo da descrição do campo e outro com a revisão bibliográfica da literatura antropológica do Santo Daime, a dissertação conta com três capítulos de análise. O primeiro deles é aberto com a revisão de estudos da etnomusicologia para então abordar o ritual de hinário e a relação entre tempo e música na orientação de tarefas específicas durante as cerimônias; o que constrói entre outras coisas, uma nova concepção de realidade devido aos aspectos poético-musicais aliados ao contexto psicotrópico e ritualístico como um todo. No capítulo seguinte se discute a interpretação nativa que descreve a gênese dos hinos religiosos como um recebimento e suas especificidades, contrapostas a uma idéia de composição musical. As falas do grupo sobre a natureza dos pensamentos, sentimentos e a subjetividade, refletem-se nas noções de sagrado e nas diferenciações hierárquicas nos salões das igrejas daimistas, utilizando o conceito de micropolítica dos sentimentos o dialogo é construído desta vez com os estudos da antropologia das emoções. O terceiro capítulo da análise está voltado para uma discussão sobre as situações que envolvem a oferta de hinos em um complexo circuito de dádivas, quando o daimista presenteia outro membro do grupo por intermédio de canções religiosas, ligando o mundo dos espíritos e os homens pelo ato do presentear. Esta etapa do trabalho também é precedida por uma revisão da literatura antropológica, voltada para estudos clássicos sobre a dádiva, destacando-se a discussão da troca como uma gramática. Todas as fases da análise são introduzidas por revisões teóricas e, da forma como o trabalho está estruturado, os temas abordados nos capítulos iniciais são continuamente retomados ao longo das discussões. O argumento central da dissertação é construído sobre as seguintes questões: Qual o espaço ocupado pela música na vida diária dos seguidores da religião do Santo Daime e dentro dos rituais? De que maneira essas canções são como pontes de ligação entre as esferas sagrada e profana? Como as músicas orientam a práxis religiosa e as relações entre os crentes? De que forma os hinos religiosos do Santo Daime são capazes de suscitar e expressar sentimentos específicos? E enfim: como música e sentimento se articulam na conformação deste tipo de experiência religiosa?
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The purpose of this study is to investigate the music and its centrality in the Santo Daime rituals connected to the "Eclectic Center of the Fluent Universal Light Raimundo Sierra Irenaeus" (CEFLURIS), founded in the 1970s. The methodology is participant observation in "works of the hymnal," witnessed in the churches of the Sky Rio Mar Beach and Garden Beira-Mar and the whole ten in-depth interviews. In a chapter describing the field and another with the anthropological literature review of the Santo Daime, the thesis has three chapters of analysis. The first opens with a review of studies of ethnomusicology and then discusses the ritual of "hymn" and the relationship between time and music in the orientation of specific tasks during the ceremonies, which builds among other things, a new conception of "reality" due to the poetic-musical aspects allies psychotropic and ritual context as a whole. The following chapter discusses the native interpretation that describes the genesis of religious hymns as a "receipt" and its specificities, opposed to the idea of "musical composition". The statements of the group on the nature of thoughts, feelings and subjectivity, reflected in the notions of sacred and the hierarchical distinctions in the halls of the Daime churches, using the concept of "micro feelings of" the dialogue is built this time with the studies of anthropology of emotions. The third chapter of the analysis is focused on a discussion of the situations involving the supply of hymns in a complex circuit of gifts, when the Daime presents another member of the group through religious songs, connecting the world of spirits and men by the act the gift. This stage of work is also preceded by a review of anthropological literature, classical studies focused on the donation, especially the discussion of the exchange as a "grammar". All phases of the analysis are introduced by theoretical revisions, and the way work is organized, the topics covered in the initial chapters are continuously taken up during the discussions. The central argument of this dissertation is built on the following questions: What is the space occupied by music in the daily life of followers of the religion of Santo Daime and within the rituals? How do these songs are like bridges linking the sacred and profane spheres? As the songs guide the practice and the relationship between religious believers? How do Santo Daime hymns are able to elicit specific and express feelings? And finally: how music and feelings are articulated in the conformation of this type of religious experience?
description A proposta do trabalho é investigar a música e sua centralidade nos rituais do Santo Daime ligados ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), fundado na década de 1970. A metodologia utilizada é a observação participante nos trabalhos de hinário, presenciados nas igrejas cariocas Céu do Mar e Jardim Praia da Beira-Mar e do conjunto de dez entrevistas em profundidade. Além de um capítulo da descrição do campo e outro com a revisão bibliográfica da literatura antropológica do Santo Daime, a dissertação conta com três capítulos de análise. O primeiro deles é aberto com a revisão de estudos da etnomusicologia para então abordar o ritual de hinário e a relação entre tempo e música na orientação de tarefas específicas durante as cerimônias; o que constrói entre outras coisas, uma nova concepção de realidade devido aos aspectos poético-musicais aliados ao contexto psicotrópico e ritualístico como um todo. No capítulo seguinte se discute a interpretação nativa que descreve a gênese dos hinos religiosos como um recebimento e suas especificidades, contrapostas a uma idéia de composição musical. As falas do grupo sobre a natureza dos pensamentos, sentimentos e a subjetividade, refletem-se nas noções de sagrado e nas diferenciações hierárquicas nos salões das igrejas daimistas, utilizando o conceito de micropolítica dos sentimentos o dialogo é construído desta vez com os estudos da antropologia das emoções. O terceiro capítulo da análise está voltado para uma discussão sobre as situações que envolvem a oferta de hinos em um complexo circuito de dádivas, quando o daimista presenteia outro membro do grupo por intermédio de canções religiosas, ligando o mundo dos espíritos e os homens pelo ato do presentear. Esta etapa do trabalho também é precedida por uma revisão da literatura antropológica, voltada para estudos clássicos sobre a dádiva, destacando-se a discussão da troca como uma gramática. Todas as fases da análise são introduzidas por revisões teóricas e, da forma como o trabalho está estruturado, os temas abordados nos capítulos iniciais são continuamente retomados ao longo das discussões. O argumento central da dissertação é construído sobre as seguintes questões: Qual o espaço ocupado pela música na vida diária dos seguidores da religião do Santo Daime e dentro dos rituais? De que maneira essas canções são como pontes de ligação entre as esferas sagrada e profana? Como as músicas orientam a práxis religiosa e as relações entre os crentes? De que forma os hinos religiosos do Santo Daime são capazes de suscitar e expressar sentimentos específicos? E enfim: como música e sentimento se articulam na conformação deste tipo de experiência religiosa?
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5787
url http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro
instacron:UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro
instacron_str UERJ
institution UERJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1647470054496796672
score 12.611581