Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P

Prospective memory is the ability to program up to upcoming events in time and space, allowing the individual to establish and maintain their well-being in the environment, being related to the redemption of prior information of the retrospective memory. It is through it that the human being acquire...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
UFAL
Assuntos em Português:
Online Access:http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1230
id UFAL_193d27878dec6f6651b867f64dcaf686
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1230
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da UFAL
spelling Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-PEvidence of the validity of the questionnaire prospective and retrospective memory pictorial format for children: PRMQ-PMemóriaInfânciaDesenvolvimentoAprendizagemMemoryChildhoodDevelopmentLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAProspective memory is the ability to program up to upcoming events in time and space, allowing the individual to establish and maintain their well-being in the environment, being related to the redemption of prior information of the retrospective memory. It is through it that the human being acquires the ability to lead and manage well independently their duties and their day-to-day. Is closely linked to learning and goal setting. But has not been studied in children's age, leaving gaps that may help to understand the development of this capacity in this life stage. This research presents the evidence of validity of Prospective Memory Questionnaire and Pictorial Retrospective Format For Kids, called PRMQ-P. Adapted version of the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ (. Smith et al, 2010), by Minervino, Alchieri and Silva (2010), to the reality of middle childhood, between 6 and 12 years old. Was initially developed for the quantification of memory complaints, this instrument can provide important information on the development of memory line. Took place in the states of Paraíba and Rio Grande do Norte, in order to achieve a satisfactory sampling for instrument reliability with details to understanding this ability, as well as contributing to the current scientific literature. The study underwent criteria for evidence of validity and reliability (Cronbach's alpha = 0.84 r 0.72) enabling promising indicators for use in conjunction with other batteries in clinical, educational and hospital screens in order to facilitate diagnoses and guidelines on children through self-report. It presents as a perspective for the neuropsychological evaluations in childhood, in the educational processes are needed to clarify and facilitate diagnosis and prevent deficits. Further investigations are planned in order to improve the instrument in order to standardization for use in target audience.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMemória Prospectiva é a capacidade de programar-se para eventos vindouros no tempo e espaço, possibilitando ao indivíduo se estabelecer e manter seu bem-estar no ambiente, sendo relacionada ao resgate de informações anteriores da memória retrospectiva. É através dela que o ser humano adquire capacidade de se bem conduzir e gerir de modo independente suas atribuições e seu dia-a-dia. Está intimamente ligada ao aprendizado e estabelecimento de metas. Porém tem sido pouco estudada na faixa etária infantil, deixando lacunas que possam favorecer o entendimento do desenvolvimento dessa capacidade nesta etapa de vida. A presente pesquisa apresenta as evidências de validade do Questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva Formato Pictórico Para Crianças, chamado de PRMQ-P. Versão adaptada do Prospective and Retrospective Memory Questionnarie - PRMQ (Smith et al.,2010), por Minervino, Alchieri e Silva (2010), para a realidade da terceira infância, entre os 6 e os 12 anos de idade. Elaborado inicialmente para a quantificação de queixas de memória, o presente instrumento pode trazer informações importantes sobre a linha de desenvolvimento da memória. Realizouse nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, como forma de alcançar uma amostragem satisfatória para fidedignidade do instrumento, fornecendo dados pormenorizados para compreensão desta faculdade, assim como contribuindo com a literatura científica vigente. O estudo passou por critérios de evidências de validade, e de fidedignidade (alfa de Cronbach de 0,84 e r=0,72) possibilitando indicadores promissores de utilização em conjunto com outras baterias nas triagens clínicas, educacionais e hospitalares, de modo a favorecer diagnósticos e direcionamentos em crianças através do auto relato. Apresenta-se como uma perspectiva para as avaliações neuropsicológicas na infância, nos processos educacionais que possam elucidar e favorecer diagnósticos e prevenir déficits. Investigações ulteriores são planejadas visando o aprimoramento do instrumento com vistas a normatização para sua utilização nesse público alvo.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFALCoelho, Jorge Artur Peçanha de Mirandahttp://lattes.cnpq.br/4791933287778887Alchieri, João Carloshttp://lattes.cnpq.br/1325459110950508Bezerra, Henrique Jorge Simõeshttp://lattes.cnpq.br/6583137899301373Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da2016-03-07T23:34:48Z2016-03-072016-03-07T23:34:48Z2015-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Joana-D’ark Chaves Monteiro da. Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1230porbitstream:http://www.repositorio.ufal.br:8080/bitstream/riufal/1230/2/license.txtbitstream:http://www.repositorio.ufal.br:8080/bitstream/riufal/1230/1/Evid%C3%AAncias+de+validade+do+question%C3%A1rio+de+mem%C3%B3ria+prospectiva+e+retrospectiva....pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFALinstname:Universidade Federal de Alagoasinstacron:UFAL2018-02-17T17:36:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
Evidence of the validity of the questionnaire prospective and retrospective memory pictorial format for children: PRMQ-P
title Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
spellingShingle Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da
Memória
Infância
Desenvolvimento
Aprendizagem
Memory
Childhood
Development
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
title_full Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
title_fullStr Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
title_full_unstemmed Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
title_sort Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
author Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da
author_facet Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
http://lattes.cnpq.br/4791933287778887
Alchieri, João Carlos
http://lattes.cnpq.br/1325459110950508
Bezerra, Henrique Jorge Simões
http://lattes.cnpq.br/6583137899301373
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Infância
Desenvolvimento
Aprendizagem
Memory
Childhood
Development
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Memória
Infância
Desenvolvimento
Aprendizagem
Memory
Childhood
Development
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.description.none.fl_txt_mv Prospective memory is the ability to program up to upcoming events in time and space, allowing the individual to establish and maintain their well-being in the environment, being related to the redemption of prior information of the retrospective memory. It is through it that the human being acquires the ability to lead and manage well independently their duties and their day-to-day. Is closely linked to learning and goal setting. But has not been studied in children's age, leaving gaps that may help to understand the development of this capacity in this life stage. This research presents the evidence of validity of Prospective Memory Questionnaire and Pictorial Retrospective Format For Kids, called PRMQ-P. Adapted version of the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ (. Smith et al, 2010), by Minervino, Alchieri and Silva (2010), to the reality of middle childhood, between 6 and 12 years old. Was initially developed for the quantification of memory complaints, this instrument can provide important information on the development of memory line. Took place in the states of Paraíba and Rio Grande do Norte, in order to achieve a satisfactory sampling for instrument reliability with details to understanding this ability, as well as contributing to the current scientific literature. The study underwent criteria for evidence of validity and reliability (Cronbach's alpha = 0.84 r 0.72) enabling promising indicators for use in conjunction with other batteries in clinical, educational and hospital screens in order to facilitate diagnoses and guidelines on children through self-report. It presents as a perspective for the neuropsychological evaluations in childhood, in the educational processes are needed to clarify and facilitate diagnosis and prevent deficits. Further investigations are planned in order to improve the instrument in order to standardization for use in target audience.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Memória Prospectiva é a capacidade de programar-se para eventos vindouros no tempo e espaço, possibilitando ao indivíduo se estabelecer e manter seu bem-estar no ambiente, sendo relacionada ao resgate de informações anteriores da memória retrospectiva. É através dela que o ser humano adquire capacidade de se bem conduzir e gerir de modo independente suas atribuições e seu dia-a-dia. Está intimamente ligada ao aprendizado e estabelecimento de metas. Porém tem sido pouco estudada na faixa etária infantil, deixando lacunas que possam favorecer o entendimento do desenvolvimento dessa capacidade nesta etapa de vida. A presente pesquisa apresenta as evidências de validade do Questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva Formato Pictórico Para Crianças, chamado de PRMQ-P. Versão adaptada do Prospective and Retrospective Memory Questionnarie - PRMQ (Smith et al.,2010), por Minervino, Alchieri e Silva (2010), para a realidade da terceira infância, entre os 6 e os 12 anos de idade. Elaborado inicialmente para a quantificação de queixas de memória, o presente instrumento pode trazer informações importantes sobre a linha de desenvolvimento da memória. Realizouse nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, como forma de alcançar uma amostragem satisfatória para fidedignidade do instrumento, fornecendo dados pormenorizados para compreensão desta faculdade, assim como contribuindo com a literatura científica vigente. O estudo passou por critérios de evidências de validade, e de fidedignidade (alfa de Cronbach de 0,84 e r=0,72) possibilitando indicadores promissores de utilização em conjunto com outras baterias nas triagens clínicas, educacionais e hospitalares, de modo a favorecer diagnósticos e direcionamentos em crianças através do auto relato. Apresenta-se como uma perspectiva para as avaliações neuropsicológicas na infância, nos processos educacionais que possam elucidar e favorecer diagnósticos e prevenir déficits. Investigações ulteriores são planejadas visando o aprimoramento do instrumento com vistas a normatização para sua utilização nesse público alvo.
description Prospective memory is the ability to program up to upcoming events in time and space, allowing the individual to establish and maintain their well-being in the environment, being related to the redemption of prior information of the retrospective memory. It is through it that the human being acquires the ability to lead and manage well independently their duties and their day-to-day. Is closely linked to learning and goal setting. But has not been studied in children's age, leaving gaps that may help to understand the development of this capacity in this life stage. This research presents the evidence of validity of Prospective Memory Questionnaire and Pictorial Retrospective Format For Kids, called PRMQ-P. Adapted version of the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ (. Smith et al, 2010), by Minervino, Alchieri and Silva (2010), to the reality of middle childhood, between 6 and 12 years old. Was initially developed for the quantification of memory complaints, this instrument can provide important information on the development of memory line. Took place in the states of Paraíba and Rio Grande do Norte, in order to achieve a satisfactory sampling for instrument reliability with details to understanding this ability, as well as contributing to the current scientific literature. The study underwent criteria for evidence of validity and reliability (Cronbach's alpha = 0.84 r 0.72) enabling promising indicators for use in conjunction with other batteries in clinical, educational and hospital screens in order to facilitate diagnoses and guidelines on children through self-report. It presents as a perspective for the neuropsychological evaluations in childhood, in the educational processes are needed to clarify and facilitate diagnosis and prevent deficits. Further investigations are planned in order to improve the instrument in order to standardization for use in target audience.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-13
2016-03-07T23:34:48Z
2016-03-07
2016-03-07T23:34:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Joana-D’ark Chaves Monteiro da. Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1230
identifier_str_mv SILVA, Joana-D’ark Chaves Monteiro da. Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv bitstream:http://www.repositorio.ufal.br:8080/bitstream/riufal/1230/2/license.txt
bitstream:http://www.repositorio.ufal.br:8080/bitstream/riufal/1230/1/Evid%C3%AAncias+de+validade+do+question%C3%A1rio+de+mem%C3%B3ria+prospectiva+e+retrospectiva....pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAL
instname:Universidade Federal de Alagoas
instacron:UFAL
reponame_str Repositório Institucional da UFAL
collection Repositório Institucional da UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas
instacron_str UFAL
institution UFAL
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1620467874671886336
score 13.234257