"O c??rculo das diferen??as iguais": possibilidades das intera????es na educa????o inclusiva

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar situa????es de intera????o estabelecida entre aluno com necessidades educacionais especiais e seus pares e n??o-pares no contexto de uma escola regular de Salvador/BA. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de car??ter explorat??rio e explicativo, ten...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Matos, Adrielle Santos de
Orientador/a: Bordas, Miguel Angel Garc??a
Banca: Pimentel, Susana Couto, Galv??o, Nelma de C??ssia Silva Sandes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Faculdade de Educa????o
Programa: Programa de P??s-Gradua????o em Educa????o
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16814
Resumo Português:Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar situa????es de intera????o estabelecida entre aluno com necessidades educacionais especiais e seus pares e n??o-pares no contexto de uma escola regular de Salvador/BA. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de car??ter explorat??rio e explicativo, tendo como procedimento o estudo de caso. Os objetivos espec??ficos foram: 1) discutir as quest??es te??ricas e as implica????es pr??ticas das intera????es para o desenvolvimento humano; 2) contextualizar as discuss??es atuais em Educa????o Inclusiva e; 3) relacionar as intera????es que o aluno com necessidades educacionais especiais estabelece no seu contexto escolar com suas zonas de desenvolvimento. A partir disto, buscou responder a seguinte quest??o: como as intera????es entre aluno com necessidades educacionais especiais e seus pares e n??o-pares podem influenciar nas zonas de desenvolvimento proximal deste discente no contexto de uma escola regular? Os cap??tulos te??ricos desta pesquisa foram organizados da seguinte forma: o primeiro cap??tulo trata das pesquisas sobre o tema das intera????es e traz algumas das perspectivas te??ricas mais influentes sobre a quest??o, com autores como Vygotsky, Wallon, Pichon-Rivi??re. O segundo cap??tulo contextualiza as discuss??es da Educa????o Inclusiva a partir de pesquisas e reflex??es realizadas por estudiosos do tema, incluindo como este t??pico se encontra na legisla????o nacional. Foram analisadas situa????es descritas nos relat??rios e no di??rio de campo produzido pela autora em 2011, durante a realiza????o de acompanhamento terap??utico escolar. Para a an??lise destas informa????es, a perspectiva microgen??tica foi adotada. As informa????es obtidas foram relacionadas com o suporte te??rico da pesquisa, visando produzir um conhecimento que pudesse ter relev??ncia cient??fica e social. Concluiu-se que o educador precisa ir buscando vetores de sinaliza????o do desenvolvimento, indicados pela pr??pria crian??a, para ir, progressivamente, criando zonas de desenvolvimento proximal e, desta forma, impulsionar o desenvolvimento do aluno. Destaca-se que a crian??a ?? a b??ssola para as a????es que ser??o implementadas na escola, de forma que o educador deve ???ler??? os sinais e indica????es que ela vai fornecendo durante sua trajet??ria acad??mica.
ABSTRACT This research aims to analyze the interactions established between students with special educational needs and their peers and non peers in the context of a regular school in Salvador / BA. It was prepared a qualitative research, exploratory and explanatory character, taking as procedure the study case. The specific objectives were: 1 ) to discuss the theoretical issues and practical implications of interactions for human development ; 2) contextualize the current discussions and Inclusive Education; 3 ) to relate the interactions that students with special educational needs in their school establishes context with their areas of development. From this we sought to answer the following question: how interactions between students with special educational needs and their peers and non peers can influence zones of proximal development of students within a regular school? The theoretical chapters of this research were organized as follows: the first chapter deals with the research on the topic of interactions and brings some of the most influential theoretical perspectives on the issue, with authors such as Vygotsky, Wallon, Pichon - Rivi??re and other constructivist line. The second chapter contextualizes the discussion of Inclusive Education from research and reflections made by students of the subject, including how this topic is in the national legislation. Situations described in the reports and the field produced daily by the author in 2011, while conducting school therapeutic monitoring, were analyzed. For the analysis of this information, the microgenetic perspective was adopted. The information obtained was related to the theoretical support of research, aiming to produce knowledge that could have scientific and social relevance. It was concluded that the educator needs to go searching for signal vectors of development, indicated by the child, to go gradually, creating zones of proximal development and thus boost the development of the student. It is noteworthy that the child is the compass for the actions that will be implemented in the school so that the educator must "read " the signs and indications that it will provide during its academic career.