Consumo sustent??vel e sua relev??ncia na cultura contempor??nea: an??lise de h??bitos e pr??ticas nas dimens??es da cultura de consumo

O objetivo deste estudo ?? identificar, caracterizar e analisar modos de consumo, reconhecidos como associados ?? ideologia da sustentabilidade. Como suporte para essa an??lise, a pesquisa est?? dividida em tr??s partes. A primeira contempla a an??lise de alguns aspectos da cultura de consumo, a par...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Bittencourt, Marcia da Costa
Orientador/a: Palacios, Annamaria da Rocha Jatob??
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Português:
Online Access:http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11941
Resumo Português:O objetivo deste estudo ?? identificar, caracterizar e analisar modos de consumo, reconhecidos como associados ?? ideologia da sustentabilidade. Como suporte para essa an??lise, a pesquisa est?? dividida em tr??s partes. A primeira contempla a an??lise de alguns aspectos da cultura de consumo, a partir da compreens??o da forma????o da sociedade de consumo contempor??nea, dos alicerces da cultura de consumo e sua evolu????o hist??rica, com ??nfase na d??cada de 1960. A segunda aborda os estudos de pesquisadores ambientalistas e autores que analisam a problem??tica ambiental, faz um resgate das origens do movimento ambientalista e traz uma breve reflex??o sobre a sustentabilidade e sua relev??ncia na contemporaneidade. A terceira trata de quest??es que envolvem o consumidor e o papel da comunica????o, para tanto, parte da reflex??o sobre a rela????o entre a cultura de consumo e o movimento ambiental e posteriormente ?? introduzida a discuss??o em torno das no????es de consumo verde e consumo sustent??vel e suas principais cr??ticas, abordando estudos que trazem ?? luz a exist??ncia de modos de consumo relacionados ??s quest??es da sustentabilidade. Essa abordagem permite a discuss??o sobre o papel da comunica????o das marcas no contexto contempor??neo de consumo e sua rela????o com esse perfil de consumidor. A compreens??o da rela????o entre o ambientalismo e a cultura de consumo e um melhor entendimento da exist??ncia de um perfil de consumo orientado pela ideologia da sustentabilidade evidencia a insustentabilidade dos modos de vida contempor??neos em raz??o da finitude de seus recursos naturais e degrada????o da ecosfera e possibilita a an??lise de seu papel e relev??ncia na capacidade de promover mudan??as reais sobre o futuro da humanidade.