Ronda escolar para al?m-muros: percep??es, pr?ticas, possibilidades e ressignifica??o

Neste estudo foram analisadas as percep??es acerca da satisfa??o e da presen?a de demandas n?o atendidas no tocante ao servi?o prestado pela Ronda Escolar ?s Unidades estaduais de ensino da cidade de Salvador ? Bahia, na concep??o de diferentes atores. ? luz de reflex?es acerca da evolu??o hist?rica...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Carvalho, Ana Am?lia Xavier de
Orientador/a: Almeida, Denise Ribeiro de
Banca: Sacramento, Ana Rita Silva, Benevides, T?nia Moura, Santos, Edval Carlos dos
Format: Dissertação
Language:por
Published: Escola de Administra??o da Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de P?s-gradua??o Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gest?o Social
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22949
Resumo Português:Neste estudo foram analisadas as percep??es acerca da satisfa??o e da presen?a de demandas n?o atendidas no tocante ao servi?o prestado pela Ronda Escolar ?s Unidades estaduais de ensino da cidade de Salvador ? Bahia, na concep??o de diferentes atores. ? luz de reflex?es acerca da evolu??o hist?rica dos modelos de policiamento no Brasil, do tradicional para o comunit?rio e dos percal?os ? implanta??o e efetividade das Pol?ticas P?blicas de Seguran?a, buscou-se analisar quais as contribui??es da Ronda Escolar ? redu??o da viol?ncia nas Unidades Escolares de Salvador na percep??o de cada grupo de atores (gestores, professores, funcion?rios, estudantes e pais/respons?veis, e ainda os policiais militares). Para tanto, foram feitas entrevistas com gestores escolares e da PM, grupo focal com os professores e funcion?rios ao tempo em que foram aplicados question?rios com alunos, pais/respons?veis e policiais. A Unidade de ensino pesquisada foi selecionada dentre as tr?s que mais demandaram a presen?a da Ronda Escolar no ano de 2015. Os resultados das falas dos gestores, professores e funcion?rios foram apresentados sob a forma de Discursos do Sujeito Coletivo e dos demais atores, atrav?s de quadros e gr?ficos. Como principal achado da pesquisa, constatou-se a presen?a da hibridiza??o dos dois modelos de policiamento tanto na atua??o cotidiana da PM na ronda, quanto no desejo da comunidade, refletindo a contradi??o hoje vivenciada entre o desejo de maior repress?o, em simultaneidade, ao de maior participa??o social. Ficou comprovada a necessidade de uma reestrutura??o operacional da Ronda Escolar com o incremento do efetivo ante a exist?ncia de demanda por maior frequ?ncia e perman?ncia dos policiais nas unidades de ensino com vistas a torn?-la mais efetiva. Ademais que, a Opera??o Ronda Escolar padece com os impasses inerentes ? implementa??o das pol?ticas p?blicas de seguran?a no pa?s quanto ? fragmenta??o; falta de articula??o horizontal e setorial; descontinuidade das pol?ticas governamentais; car?ncia e despreparo da m?o de obra envolvida; desconex?o entre o planejamento, a execu??o e os resultados; e principalmente, a discreta participa??o social. Ainda se comprovou o comprometimento significativo quanto ? qualidade do atendimento, ao potencial preventivo e aos preceitos de aproxima??o, parceria e ressignifica??o previstos no policiamento comunit?rio. A exist?ncia de barreiras ideol?gicas, a desinforma??o, a aus?ncia de diagn?sticos e de ?ndices confi?veis e a falta de participa??o e envolvimento dos atores sociais com a quest?o da seguran?a no ambiente escolar est?o entre as limita??es a esse estudo. Sugere-se a realiza??o de trabalhos futuros que abordem a participa??o social quanto a escuta qualificada e oportuna da comunidade escolar no estabelecimento das pol?ticas p?blicas a ela direcionada, assim como o policiamento comunit?rio escolar realizado a partir das Bases Comunit?rias de Seguran?a P?blica uma vez que a atua??o da Ronda Escolar constitui-se a a??o p?blica mais constante e efetiva realizada na capital baiana, que de forma especializada e direcionada promove a prote??o e a seguran?a para o desenvolvimento das atividades no espa?o escolar.
ABSTRACT This study analyzed the perceptions about satisfaction and the presence of unmet demands in relation to the service provided by the School round at the state educational units the city of Salvador - Bahia, in the perception of different actors. In light of reflections on the historical evolution of policing models in Brazil, from the traditional to the community and from the obstacles to the implementation and effectiveness of Public Security Policies, weresought identify the contributions of the School Round to the reduction of violence in school units ofthe above mentioned City in the perception of each group of actors (managers, teachers, employees, students and parents / guardians, as well as military police). For that, interviews were conducted with school principals and the Military police, a focus group with teachers and school staff, at the time, and questionnaires were applied with students, parents / guardians and police officers. The researched teaching unit was selected among the three ones that most demanded the presence of School Round in the year 2015. The results of the talks ofthe principal, teachers and employees were presented in the form of Discourses of the Collective Subject and the other actors, through tables and graphics. The main finding of the research was the presence of the hybridization of the two models of policing both in the daily performance of the Military Police in the ranging and in the desire of the community, reflecting the contradiction experienced today between the desire for greater repression, simultaneously greater social participation. The need for an operational restructuring of the School Round was evidenced, with an increase in the number of police officers in the educational units as well as the need to make them more effective. In addition, the operation of the school roundsuffers from the impasses inherent in the implementation of public security policies in the country regarding fragmentation; Lack of horizontal and sectoral articulation; Discontinuation of government policies; Lack of preparation of the workforce involved; Disconnection among planning, execution and results; And especially, the little social participation. Significant commitment to quality of care, preventive potential, and the precepts of approach, partnership and resignification foreseen in community policing have also been confirmed. The existence of ideological barriers, disinformation, the absence of reliable diagnoses and indexes, and the lack of participation and involvement of social actors with the issue of safety in the school environment are among the limitations of this study. It is suggested to carry out future work that addresses the social participation regarding the qualified and timely listening of the school community in the establishment of the public policies directed to it, as well as the community policing of the school based on the Community Bases of Public Security, since the School Round is the most constant and effective public action carried out in Salvador City, which in a specialized and directed way promotes protection and security for the development of activities in the school space.