Os sentidos da pol??tica de assist??ncia estudantil para estudantes do ensino m??dio integrado do Instituto Federal da Bahia (Campus Jacobina, 2014 - 2017)

O Brasil ?? um pa??s extremamente desigual e esse fen??meno tem impactos diversos, em especial sobre as condi????es de pobreza e precariedade de vida das pessoas. A quest??o da pobreza tem reflexo na educa????o, onde h?? v??rias express??es da exclus??o apresentadas nos relatos de dificuldades de ac...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Correia, Jociane Marta da Silva
Orientador/a: Cunha, Maria Couto
Banca: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva, Machado, Cristiane Brito, Almeida, Gabriel Swahili Sales de
Format: Dissertação
Language:por
Published: Faculdade de Educa????o
Programa: Programa de P??s-Gradua????o em Educa????o
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25672
Resumo Português:O Brasil ?? um pa??s extremamente desigual e esse fen??meno tem impactos diversos, em especial sobre as condi????es de pobreza e precariedade de vida das pessoas. A quest??o da pobreza tem reflexo na educa????o, onde h?? v??rias express??es da exclus??o apresentadas nos relatos de dificuldades de acesso e perman??ncia na escola em decorr??ncia das sequelas da quest??o social que invadem o cotidiano escolar. Foi no sentido de intervir nessa realidade que surgiu a Pol??tica de Assist??ncia Estudantil, pol??tica esta que tem como objetivo a integra????o acad??mica, cient??fica e social dos alunos, incentivando-os ao exerc??cio da cidadania, promovendo seu ??xito acad??mico e dando-lhes condi????es de acesso, perman??ncia e conclus??o dos seus cursos. Este estudo teve como tema a Pol??tica de Assist??ncia Estudantil do Instituto Federal de Educa????o, Ci??ncia e Tecnologia da Bahia ??? IFBA/Campus Jacobina, estando centrado na percep????o de estudantes dos cursos de ensino m??dio integrado acerca do Programa de Assist??ncia e Apoio ao Estudante ??? PAAE. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de car??ter descritivo e enfoque indutivo, de inspira????o fenomenol??gica. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais, com o objetivo de conhecer a realidade do estudante bolsista antes e depois de seu ingresso na institui????o. Tamb??m foi desenvolvido um encontro com a t??cnica de grupo focal com esse mesmo objetivo. Os dados confirmaram a import??ncia do apoio que o Programa oferece para a perman??ncia dos estudantes, abrindo novas oportunidades para esses jovens de classes populares, cujas condi????es de escolaridade inicial nem sempre foram favor??veis aos seus sucessos escolares e que sem esse apoio dificilmente seria poss??vel continuarem como estudantes da Institui????o.
ABSTRACT Brazil is an extremely unequal country and this phenomenon has diverse impacts, especially on the conditions of poverty and precariousness over people's lives. The issue of poverty is reflected in education in which there are several expressions of exclusion presented in the reports of difficulties of access and permanence in school due to the sequels of the social question that invade the school routine. It was in order to intervene in this reality that the Student Assistance Policy emerged. This policy aims at the academic, scientific and social integration of students, encouraging them to exercise their citizenship, as well as promoting their academic success and giving them the conditions of access, permanence and conclusion of their courses. This study analyzed the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia - IFBA, at Jacobina Campus, focusing on the perception of students of integrated secondary education on the Program of Assistance and Student Support - PAAE. A qualitative research was carried out, with a descriptive character and an inductive approach as well as a phenomenological inspiration. Individual interviews were conducted with the purpose of knowing the reality of the student that receives the scholarship, before and after his/her joining of the institution. The focal group technique was also used for this same purpose. The data confirmed the importance of the support that the Program offers for the permanence of the students, opening up new opportunities for young people from lower classes, whose initial schooling conditions were not always favorable to their school successes and who, without this support, would hardly be able to continue as students of the Institution.