Difusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento da Bahia

Esta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em intervenções feitas durante o ano de 2010. Está relacionada com a difusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento no Estado da Bahia...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Neves, Rubem Castro
Orientador/a: Rocha, José Cláudio
Co-advisor: Ribeiro, Núbia Moura
Banca: Freitas, Kátia Siqueira de, Rocha, Julio Cesar de Sá da, Silva, Francisca de Paula Santos da
Format: Tese
Language:por
Published: Faculdade de Educação
Programa: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18033
Resumo Português:Esta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em intervenções feitas durante o ano de 2010. Está relacionada com a difusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento no Estado da Bahia (PEAMSS Bahia). Foi estudado, a partir das intervenções feitas por este programa, como a difusão de conhecimentos e a mobilização social podem influenciar a adoção da política pública de educação ambiental no âmbito do PEAMSS Bahia. Para isso foram identificados os elementos envolvidos na assimilação e difusão de conhecimento, na mobilização social e na mudança de atitudes da população envolvida. A pesquisa descreve como a população, através da difusão de conhecimento e da mobilização social, reagiu frente à adoção dessa política, com vistas a propor medidas que possam contribuir com novas intervenções. A tese está embasada principalmente nas teorias de difusão de inovação, de mobilização social e da educação ambiental crítica. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta foram variados, envolvendo grupo focal, aplicação de questionário com a escala Likert, observação direta e análise de documentos. A análise principal dos dados foi a partir da construção da explanação com triangulação dos dados. Os resultados dessa investigação associados às teorias pertinentes indicaram que a difusão e o uso do conhecimento ocorreram de uma forma bastante pessoal e em um círculo muito fechado em que as mudanças de atitudes estão mais relacionadas com o indivíduo que o coletivo. A ausência do poder público local foi registrada como algo negativo para o sucesso das intervenções realizadas. A mobilização social não se efetivou de forma plena, apesar de um bom projeto de comunicação. Isto dificultou a adoção da nova ideia em nível coletivo, porém, em nível individual, essa adoção foi considerada satisfatória. No que diz respeito aos aspectos relacionados às premissas de uma política publica, os resultados observados apontaram para uma fidelidade a essa política. Os resultados apontaram também para a necessidade de continuidade dos trabalhos de intervenção por mais algum tempo. Com base nesses resultados, foi constatado que a difusão de conhecimentos e a mobilização social contribuem para a adoção da política pública de educação ambiental proposta pelo PEAMSS Bahia, e podem influenciar essa adoção de diversas maneiras. Nesse contexto, ficou evidente a importância da valorização do sujeito através do empoderamento pelo conhecimento, ressaltando o desenvolvimento de valores e habilidades e, ao mesmo tempo, reafirmando sua condição humana de ator do processo na autogestão e controle social.
ABSTRACT This research was conducted between the years 2013 and 2014 based on statements made during the year 2010. It is related to the diffusion of knowledge and social mobilization for adoption of public policy of the Environmental Education Program and Social Mobilization for Sanitation in the State of Bahia (Bahia PEAMSS). Was studied, from the speeches made by this program, the dissemination of knowledge and social mobilization can influence the adoption of public policy on environmental education under the PEAMSS Bahia. For that they were identified the elements involved in the assimilation and dissemination of knowledge, social mobilization and change attitudes of the population involved. The research describes how the population, through the dissemination of knowledge and social mobilization, reacted to the adoption of this policy, with a view to proposing measures that may contribute to new interventions. The thesis is based mainly on the theories of diffusion of innovation, social mobilization and critical environmental education. The research consisted in a case study. The collection instruments were varied, involving focus groups, a questionnaire with the Likert scale, direct observation and document analysis. The primary analysis was based on the construction of explanation with triangulation of data. The results of this research associated with relevant theories indicated that the dissemination and use of knowledge occurred in a very personal way and in a very closed circle in which changes in attitudes are more related to the individual that the collective. The absence of local government was recorded as a negative for the success of interventions. Social mobilization failed to materialize fully, despite a good project communication. This hampered the adoption of the new idea at the collective level, but on an individual level, this adoption was considered satisfactory. With regard to aspects related to the premises of a public policy, the observed results indicated a loyalty to this policy. The results also pointed to the need for continuity of intervention works for some time. Based on these results, it was found that the diffusion of knowledge and social mobilization contribute to the adoption of public policy on environmental education proposed by PEAMSS Bahia, and can influence this adoption in several ways. In this context, it was evident the importance of valuing the subject through empowerment through knowledge, emphasizing the development of values and skills and at the same time reaffirming their humanity process of the actor in self-management and social control.