ESTUDOS de uma Série de Desemulsificantes e Seus Efitos Sobre a Reologia de um Tipo de Óleo Pesado.

Na indústria do petróleo, a formação e a estabilidade das emulsões do tipo óleo/água podem desencadear uma série de problemas que afetam desde a produção até o refino. Os principais problemas, causados pela presença de água, estão relacionados aos processos de corrosão e a estabilização de sais que...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: BRAGANCA, C.
Orientador/a: CASTRO, E. V. R.
Banca: PEREIRA, R. C. C., SENA, G. L.
Format: Dissertação
Published: Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química
Assuntos em Português:
Online Access:http://repositorio.ufes.br/handle/10/4642
Citação:BRAGANCA, C., ESTUDOS de uma Série de Desemulsificantes e Seus Efitos Sobre a Reologia de um Tipo de Óleo Pesado.
Resumo Português:Na indústria do petróleo, a formação e a estabilidade das emulsões do tipo óleo/água podem desencadear uma série de problemas que afetam desde a produção até o refino. Os principais problemas, causados pela presença de água, estão relacionados aos processos de corrosão e a estabilização de sais que podem danificar tubulações e envenenar catalisadores utilizados no refino. A quantificação da água no petróleo pode ser feita pelo método Karl Fischer, pela desidratação ou pelo método do BSW (ASTM D4007). Neste último, são utilizados produtos químicos que atuam como desemulsificantes, que podem possuir maior ou menor poder de quebra da emulsão, dependendo das características do sistema. A retirada da água do petróleo (processamento primário) pode ser feita através de processos físicos, como a precipitação eletrostática, ou químicos pela utilização de desemulsificantes. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito de tais produtos no processo de produção, como por exemplo, nos fatores reológicos, responsáveis pelo transporte dos produtos, desde o local de produção até o refino. Neste trabalho, estudou-se a efetividade de uma série de desemulsificantes sobre a estabilidade de emulsões óleo pesado/água e os efeitos das soluções solventes/desemulsificantes sobre a reologia de um óleo pesado, com o objetivo de selecionar o melhor produto para ser utilizado tanto nos ensaios de BSW como no processamento primário.