Análise de metodologias de ensino de Química para debater a temática Biodiesel à luz do enfoque CTSA: alfabetização científica no ensino médio

This work had as one of its objectives to evaluate how the Biodiesel inserted in the teaching of Chemistry could be used as a generator theme within the study of the environmental area for fifteen students enrolled in a federal institution high school and for forty students enrolled, also in high sc...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Silva, Marcio Corrêa da
Orientador/a: Lacerda Júnior, Valdemar
Banca: Silva Filho, Luiz Carlos da, Silva, Elias Meira da, Leite, Sidnei Quezada Meireles
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Espírito Santo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química
Department: Mestrado em Química
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufes.br/handle/10/6740
Citação:SILVA, Marcio Corrêa da. Análise de metodologias de ensino de Química para debater a temática Biodiesel à luz do enfoque CTSA: alfabetização científica no ensino médio. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Resumo Português:Esse trabalho teve como um dos objetivos avaliar como o Biodiesel inserido no Ensino de Química poderia ser utilizado como tema gerador dentro da área de estudo do meio ambiente, junto aos quinze alunos matriculados no Ensino Médio de uma instituição federal e dos quarenta alunos matriculados, também no Ensino Médio de uma escola privada, no período de fevereiro a julho de 2011, ambas situadas no município de Vitória estado do Espírito Santo. Depreende-se por meio da fundamentação teórica, que cabe ao Ensino de Química atual refletir, em sala de aula, a respeito de temas geradores que discutem acerca de uma educação ambiental ativa e transformadora. A utilização da Química é vista por muitos autores, como a causadora de impactos ambientais, como poluição, venenos, inseticidas, conservantes, aditivos e agrotóxicos. Contudo, pode-se também utilizar esse ensino para desenvolver o espírito de conscientização para despertar no educando o seu papel enquanto cidadão consciente e ativo na busca pela preservação do meio ambiente. Com base em diversos autores como Loureiro (2005) e Guimarães (2004), Guimarães e Vasconcellos (2006), Saito (2002) e Leff (2001), buscou-se discutir o tema gerador, postulado por Freire (2005; 2007), para contextualizar a importância do estudo a respeito do meio ambiente. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de uma pesquisa ação. A avaliação dos dados consistiu nas análises das respostas dadas pelos alunos a partir da aplicação dos questionários respondidos por eles antes e depois de terem sido realizadas as abordagens metodológicas adequadas relativa ao tema Biodiesel. Os questionários apresentavam perguntas constando de vários quesitos que estavam relacionados ao conhecimento dos alunos sobre Biodiesel além de quesitos que permitiram avaliar o entendimento desses alunos e relação às facilidades e as dificuldades encontradas por eles em relação à Ciência Química. Concluímos que através das análises dos dados, que é não somente possível, mas imprescindível que a escola crie mecanismos para que seus professores venham desenvolver ações relacionadas aos temas geradores
Resumo inglês:This work had as one of its objectives to evaluate how the Biodiesel inserted in the teaching of Chemistry could be used as a generator theme within the study of the environmental area for fifteen students enrolled in a federal institution high school and for forty students enrolled, also in high school at a private school, from February to July 2011, both located in Vitória, Espírito Santo. It can be seen through a theoretical basis and through the reflection of current Chemistry teaching in the classroom, on generator themes arguing about an active and transformative environmental education. The use of Chemistry is seen by many authors as the cause of environmental impacts such as pollution, poisons, insecticides, preservatives, additives and pesticides. However, you can also use these teachings to awaken the spirit of awareness on the students of their role as educated citizens active in the search for environment preservation. Based on several authors as Loureiro (2005) and Guimarães (2004), Guimarães and Vasconcellos (2006), Saito (2002) and Leff (2001), we have attempted to discuss the generator themes, postulated by Freire (2005, 2007), to contextualize the importance of studying the environment. A qualitative study was undertaken from the perspective of an active search. The data evaluation consisted of the analysis of the answers given by students from the questionnaires answered by them before and after the methodological approaches appropriate to the theme of Biodiesel. The questionnaires contained questions consisting of various items related to the students knowledge of Biodiesel in addition to questions that allowed the evaluation of these students regarding their understanding with respect to the easiness and difficulties found by them in relation to Chemistry. We conclude that through the analysis of the data, which is not only possible, but necessary that the school create mechanisms so that their teachers come to develop activities related to the generator themes